Máquina de Cartão Fora do Ar- Como Resolver?

As maquininhas de cartões são ferramentas essenciais para que os lojistas consigam realizar suas vendas e ainda aumentem o fluxo de caixa dos seus comércios. Isso porque, atualmente, a maioria dos clientes utilizam cartões para realizar seus pagamentos. Também, com a evolução das tecnologias de pagamentos, começaram a ser utilizadas as leituras de QR Code, NFC, etc. E, para estes meios, também é necessário utilizar uma maquininha de cartão.

Logo, é essencial que os terminais estejam funcionando plenamente e não apresentem defeitos, para que os lojistas não sejam prejudicados. Muitas vezes, as maquininhas podem ficar “fora do ar”. Ou seja, não terem conectividade para realizarem vendas. Quando isto ocorre, é preciso saber qual procedimento realizar para que o terminal volte a fazer suas vendas.

Para resolver a situação da máquina fora de ar, é necessário, primeiramente, realizar o procedimento padrão. Depois, pode-se testar a rede telefônica, verificar a área de cobertura, reiniciar o aparelho e, em último caso, ligar para a Central de Atendimento. Abaixo, saiba mais sobre como resolver esta situação.

Máquina fora do ar, como resolver?

Quando as maquininhas de cartões ficam fora do ar, é necessário resolver este problema para que os lojistas voltem a realizar as suas vendas de forma rápida e eficiente. O próprio lojista pode solucionar a situação, para economizar tempo.

Abaixo, para que possa resolver este problema, confira um passo-a-passo.

Realize o procedimento padrão: Todas as fornecedoras de máquinas de cartões possuem um procedimento padrão em comum, para situações em que ocorrem problemas com os terminais. Primeiramente, é preciso verificar se as luzes da máquina estão acesas e, caos estejam, sejam verdes.

Saiba o que fazer quando a máquina de cartão está sem sinal.

Saiba o que fazer quando a máquina de cartão está sem sinal.

Depois, tente reiniciar a máquina de cartão. Também pode-se desconectar o cabo de alimentação da máquina de cartão e o roteador de internet. Depois, espere cerca de 30 segundos e religue tudo novamente. Aguarde, depois que a máquina ligar, cerca de 60 segundos para começar a realizar novas vendas.

Caso este procedimento padrão não restaure a conectividade da máquina, siga para o próximo passo.

Teste a rede: Comumente, as máquinas perdem sua conectividade e ficam “sem sinal” devido à problemas na rede telefônica. Caso a máquina esteja conectada diretamente à rede por meio de um cabo, o desconecte. Em seguida, pegue o telefone fixo, se houver, e veja se tem linha. Também, tente acessar algum site pelo computador.

Se for constatado que o problema realmente é na rede, é possível ligar para a companhia telefônica e pedir a restauração do sinal, caso seja possível fazê-lo imediatamente. O mais indicado é esperar, pois este tipo de problema é comumente solucionado rapidamente.

Muitas vezes, em máquinas que utilizam 3G ou 4G, elas podem estar fora da área de cobertura da rede, e possuem estão sem sinal.

Verifique os cabos: Os cabos das máquinas, de tanto serem movidos, estendidos, etc, podem sofrer danos. Por isto, é essencial testá-los. Primeiro, veja se o cabo de internet, caso houver, está conectado à porta correta da máquina de cartão de crédito e na parede ou roteador de internet.

Depois, conecte um telefone fixo à rede utilizando o mesmo cabo, para se certificar de que ele não é o problema que está causando a perda de conectividade.

Entre em contato com a Central de Atendimento: Caso tenha esperado o tempo necessário, realizado todos os procedimentos e a conectividade ainda não tenha retornado, ligue para a Central de Atendimento. Explique para o atendente que o problema está no terminal. Muitas vezes, eles irão pedir para que refaça todo o procedimento padrão, e é importante que isto seja realizado.

Comumente, será preciso trocar o aparelho, visto que, caso nenhum procedimento tenha funcionado, o real problema está na maquininha.


RSS por email

Deixe sua opinião “Máquina de Cartão Fora do Ar- Como Resolver?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.