Como Obter o CRLV do Carro Remotamente?

Todos os veículos devem estar com a sua documentação em dia para que possam trafegar normalmente, sem que recebam multas. E, anualmente, deve-se realizar o licenciamento, por meio do Certificado de Registro e Licenciamento de veículos (CRLV). Este é um documento de registro, obrigatório, cuja renovação deve ser feita anualmente pelo proprietário do veículo automotor, de reboque e semirreboque. Para ter o licenciamento feito e o CRLV liberado automaticamente, é preciso que sejam pagas as obrigações sobre o veículo.

Uma das exigências para ter o CRLV liberado é que o veículo não apresente multas em aberto e pague o IPVA, Seguro Obrigatório, Taxa de Licenciamento. As datas de pagamento destes valores são divulgadas no começo do ano, pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), para o ano em exercício. Depois que todos estes débitos forem pagos, este documento será emitido e também entregue pelos Correios, no endereço do proprietário do carro. Caso todos os documentos sejam pagos no tempo correto, o CRLV será entregue antes que comece a se exigir o novo licenciamento.

CRLV

O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) é um documento exigido pelo Código de Trânsito Brasileiro para que os veículos transitem, conforme pode-se ver nos artigos abaixo. Ele deve ser emitido conforme exigências do Contran, o primeiro licenciamento deve ser feito na hora do registro e os veículos só podem ser licenciados quando quitarem todos os débitos relativos aos tributos, encargos e multas.

Art. 131. O Certificado de Licenciamento Anual será expedido ao veículo licenciado, vinculado ao Certificado de Registro, no modelo e especificações estabelecidos pelo CONTRAN.

§ 1º O primeiro licenciamento será feito simultaneamente ao registro.

§ 2º O veículo somente será considerado licenciado estando quitados os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, independentemente da responsabilidade pelas infrações cometidas.     (Vide ADIN 2998)

§ 3º Ao licenciar o veículo, o proprietário deverá comprovar sua aprovação nas inspeções de segurança veicular e de controle de emissões de gases poluentes e de ruído, conforme disposto no art. 104.

Art. 132. Os veículos novos não estão sujeitos ao licenciamento e terão sua circulação regulada pelo CONTRAN durante o trajeto entre a fábrica e o Município de destino.

§ 1o O disposto neste artigo aplica-se, igualmente, aos veículos importados, durante o trajeto entre a alfândega ou entreposto alfandegário e o Município de destino.        (Renumerado do parágrafo único pela Lei nº 13.103, de 2015)     (Vigência)

Art. 133. É obrigatório o porte do Certificado de Licenciamento Anual.

Parágrafo único. O porte será dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao devido sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado.

Conheça o CRLV

O CRLV será emitido e entregue pelos Correios após o pagamento de todos os débitos referentes ao veículos.

Como receber o CRLV pelos Correios?

O CRLV será recebido pelos Correios, na residência do proprietário do veículo, após este realizar o pagamento do IPVA, Seguro Obrigatório, Taxa de Licenciamento e multas, caso elas existam. Os pagamentos devem obedecer todos os prazos estipulados pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) para o ano em questão, que são divulgados no começo do ano. Também, o veículo não pode possuir bloqueios judiciais, bloqueios administrativos, registro de furto ou roubo, entre quaisquer outras restrições que impeçam o licenciamento do veículo.

Após o pagamento dos débitos, o CRLV será emitido e entregue pelos Correios ao endereço do proprietário do veículo. O endereço de entrega será o que consta no sistema do Detran, e por isto ele deve estar sempre atualizado, para que o indivíduo possa receber o documento corretamente e sem problemas. Em alguns estados, como Minas Gerais, o documento de licenciamento é emitido automaticamente, depois que todos os débitos foram pagos. Em São Paulo, é preciso realizar a solicitação de emissão pela internet, e assim o documento será entregue pelos Correios.

Porém, caso você precise do CRLV com urgência, pode se apresentar à uma Unidade de Atendimento do Detran, portando os documentos necessários. Para pessoas físicas, são eles o documento de identidade atualizado com CPF, original e cópia, e o DAE pago, caso o proprietário do veículo que realize a solicitação.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Obter o CRLV do Carro Remotamente?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.