Como Pagar IPVA pelo seu Banco- Agência, Internet, Aplicativo ou Caixa Eletrônico

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um tributo que deve ser pago anualmente por todos os proprietários de veículos que transitam por meio terrestre, como carro, moto, caminhão, ônibus, micro-ônibus, máquina agrícola, etc. O IPVA é pago ao estado, e este fica com 50% do valor que é arrecadado, enquanto os outros 50% é cedido ao Distrito Federal.

Por ser um imposto estadual, o valor pago pelo IPVA varia de acordo com a alíquota determinada naquele estado. E, atualmente, esta alíquota pode chegar a até 4%. Assim, utiliza-se esta porcentagem para calcular o valor do imposto, de acordo com o valor venal do veículo, determinado, comumente, pela Tabela Fipe.

Para pagar o IPVA, pode-se ir até uma agência dos agentes arrecadadores credenciados e informar o número do Renavam do veículo, contido no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Isto pode ser feito inclusive nos terminais de autoatendimento. Outra opção é emitir uma guia de arrecadação do IPVA e pagá-la no banco.

Como pagar o IPVA pelo banco?

Para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), pode-se ir ate uma das agências dos arrecadadores e informar aos atendentes o número do Renavam, que está no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Esta agências podem até mesmo calcular os acréscimos legais que são devidos após o vencimento do IPVA.

Este pagamento, utilizando apenas o número do Renavam, segundo a Secretaria de Estado da Fazenda, pode ser feito nos terminais de auto-atendimento, caixas eletrônicos ou por meio dos portais online dos bancos, como Internet Banking e aplicativo.

Saiba onde pode-se encontrar o número do Renavam

Pode-se consultar o número do Renavam, necessário para o pagemtno do IPVA no banco, no documento do veículo.

Os agentes arrecadadores são as agências lotéricas, locais, correspondentes bancários da CEF, o Banco do Brasil, Banco Postal, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Mais BB, Santander e, por fim, o Sicoob. Logo, caso seja correntista de um destes bancos e possua Internet Banking e Aplicativo, pode-se utilziar estes meios para realizar o pagamento do IPVA. Outra possibilidade é usar o caixa eletrônico nas agências.

Caso deseje fazer o pagamento usando uma guia de arrecadação do IPVA, pode-se obtê-la na unidade de atendimento da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG) mais próxima ou pode emiti-la utilizando o aplicativo disponibilizado pela Secretaria do Estado da Fazenda.

Para emitir a guia de pagamento, acesse o site da SEF/MG, e clique na opção “Empresas” ou “Cidadãos”. Poderá ver, na página, aplicativos para emissão da Guia de Arrecadação, incluindo o link que direciona para a emissão da Guia de IPVA.

Clique no link “IPVA” e informe, em seguida, o código do Renavam do veículo. Ele consta do documento de registro e deve ser inserido sem ponto e também sem hífen. Selecione o exercícios para o qual deseja gerar a guia e digite os caracteres da imagem ao lado, para que seja feita a autenticação da operação. Clique em “Consultar”. Será gerada a guia de arrecadação e ela pode ser impressa.

Esta guia de arrecadação pode ser paga utilizando o código de barras, em um dos locais ou portais dos arrecadadores citados acima. Esta é uma maneira mais rápida de realizar o pagamento, já emitindo a guia.

É interessante mencionar que o programa desenvolvido para o “bom pagador” prevê 3% de desconto no IPVA para os contribuintes que se mantiverem regulares por dois anos consecutivos. O benefício é automático. Ou seja, os proprietários dos veículos que pagarem o seu IPVA de forma regular podem usufruir de descontos. Ainda, o desconto é por Renavam, e não por proprietário. Logo, caso o proprietário tenha 2 ou mais veiculos, ele pode usufruir deste desconto em todos eles.

Por isto, é indicado que o IPVA seja pago sempre regularmente, não permitindo atrasos. Assim, pode-se realizar uma grande economia em relação ao imposto.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Pagar IPVA pelo seu Banco- Agência, Internet, Aplicativo ou Caixa Eletrônico

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.