Qual a Diferença Entre Boleto e Fatura?

O cartão de crédito é uma ferramenta que pode ser utilizada para realizar compras, seja de bens mais custosos ou não. O indivíduo possui um limite de crédito, que é gradualmente gasto enquanto ele realiza as suas compras. Assim, todas estas quantias descontadas de seu limite de crédito são expostas na fatura do cartão, de forma que o indivíduo pode checar se os valores estão corretos, onde as compras foram realizadas, etc. A fatura é um dos documentos que representa uma conta, e que pode ser utilizados para realizar cobranças e pagamentos, acompanhada de um boleto.

Já o boleto é um documento emitido por empresas ou pessoas físicas, cujo o pagamento do valor discriminado é facilitado com a disponibilização de um código de barras. Desta forma, o indivíduo só precisa realizar a leitura do código, seja em um caixa eletrônico ou mesmo em um aplicativo bancário. Logo, enquanto a fatura é uma conta, o boleto é uma guia de pagamento.

Boleto x Fatura

Boleto

O boleto bancário é um documento que possui um valor descrito, e que foi emitido por uma empresa ou pessoa física. Para gerar um boleto é preciso utilizar um programa específico ou mesmo aplicativos bancários, que já possibilitam este serviço. Assim, o boleto será gerado com um número de série, código de barras, o valor de pagamento, valor dos juros, etc.

Para pagar um boleto o indivíduo terá que utilizar um aplicativo que leia o código de barras ou no qual o número pode ser inserido, ou mesmo ir até um caixa eletrônico e usar o leitor deste. O pagamento do boleto confirma a aquisição de algum serviço ou bem.

Os boletos bancários têm sido muito utilizados para que sejam feitos pagamentos entre pessoas físicas, para que não seja necessário pagar tarifas de transferências. Basta que o indivíduo gere o boleto pelo seu Internet Banking ou aplicativo, e o envie para uma pessoa que irá realizar o pagamento. Desta forma, o pagante não irá precisar realizar uma transferência para efetivar o pagamento.

Abaixo, como pode-se ver, há um boleto bancário do banco Bradesco. Assim, ele deve ser pagável, como mencionado, preferencialmente nas agências desta instituição. Você pode sempre conferir onde irá quitar o valor em “Local de pagamento”. Ainda, é importante também checar qual é a data de vencimento, para que não atrase o pagamento do boleto e seja cobrado juros, necessitando gerar outro boleto. Para pagar o boleto pelo código de barras, basta posiciona-lo e realizar a leitura.

Boleto bancário do banco Bradesco

Fatura

A fatura é um documento que possui a estrutura de uma conta. Nela, são descritos um ou mais valores relativos às contas do indivíduo, do que foi comprado. Além de ser um objeto de cobrança, a fatura é um documento que proporciona o controle das contas, dos gastos e também a possibilidade do indivíduo obter mais informações sobre produtos comprados e serviços prestados.

No caso das faturas de cartões de crédito, por exemplo, nelas vêm escritos todos os gastos que foram realizados, na ordem cronológica. Logo, é possível que o usuário saiba onde, quando e quais foram os valores das compras feitas. Abaixo de todas as descrições, encontra-se o valor total da fatura. É muito importante que este documento seja lido com atenção, para que, caso hajam erros, eles sejam identificados.

Abaixo, como pode-se ver, está uma fatura de cartão de crédito. Nesta fatura estão escritos, na parte superior, os valores de vencimento, pagamento total do boleto, pagamento mínimo e também o possível parcelamento. Abaixo, estão todos os lançamentos, e outras informações que são relativas ao cartão de crédito. Ademais, a fatura também possui informações referentes aos juros, encargos e tarifas cobradas. Este documento é extremamente detalhado.

Fatura de cartão de crédito.


RSS por email

Deixe sua opinião “Qual a Diferença Entre Boleto e Fatura?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.