O Que é Pagamento em Espécie? Vale a Pena Receber?

Segundo pesquisa do Banco Central, realizada em 2019, 60% das pessoas preferem realizar pagamentos e lidar com papel moeda, por se sentirem mais seguros. Ainda, 96,1% alegou que usa o papel para realizar compras e pagamentos, apesar de também terem acesso à outros métodos, como o cartão. Com tais dados, podemos perceber que, apesar dos brasileiros possuírem acesso à outras tecnologias, como cartões, pagamentos por aplicativo ou aproximação, eles preferem realizar as suas transações e pagamentos utilizando o papel moeda.

Quando usa-se o papel moeda para pagar algo, diz-se que o pagamento foi realizado em espécie. Logo, foi utilizado apenas a moeda física, sem cartão, transferências, etc. Muitos vendedores ainda preferem este tipo de pagamento, visto que é uma segurança maior de recebimento das vendas. Porém, será que realmente vale a pena o pagamento em espécie?

No que se trata do recebedor do pagamento, seja ele vendedor, credor ou prestador de serviços, o pagamento em espécie pode não valer a pena, visto que há um risco de segurança. É perigoso, hoje em dia, manter muito dinheiro no Caixa ou transitar com quantias grandes, pois os indivíduos podem ser risco de roubos ou furtos. Logo, o pagamento em espécie não vale tanto a pena, visto que os vendedores podem utilizar as máquinas de cartões e receber os valores rapidamente na conta.

Riscos de receber pagamento em espécie

O pagamento em espécie é o método em que o cliente paga um serviço ou produto utilizando o papel moeda. Assim, o pagamento é feito fisicamente, sem contar com quaisquer tecnologias, como captura de dados com máquinas de cartões, transferências, aplicativos, etc.

Apesar do pagamento em espécie parecer vantajoso em primeira instância, é preciso mencionar que, hoje em dia, este não é um método que vale tanto a pena para o vendedor. Utilizando as máquinas de cartões, os QR Codes ou aceitando as transferências, os indivíduos conseguem receber os valores relativos às suas vendas sem correrem o risco de manter muito dinheiro em caixa.

Segundo o presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), o pagamento em espécie se tornou desnecessário, com tantas tecnologias disponíveis hoje em dia. De acordo com o presidente, não é razoável que os indivíduos transitem com grandes quantidades de dinheiro, devido ao risco de assaltos e furtos. Também, de acordo com o profissional o uso de dinheiro em espécie e a grande circulação deste no país possibilita a lavagem de dinheiro, compra de drogas e outras atividades ilícitas, visto que o papel moeda não é rastreável.

Entenda o que é o pagamento em espécie.

Hoje em dia, o pagamento em espécie, que utiliza o papel moeda, é um método de recebimento arriscado.

Logo, é preferível que os vendedores optem por aceitar pagamentos utilizando as máquinas de cartões ou outras tecnologias que estão disponíveis, que não utilizem o dinheiro em espécie. Estas tecnologias dão ao indivíduo mais segurança, evitando que ele precise guardar muito dinheiro em seu estabelecimento comercial e depois levá-lo para o banco, a fim de depositá-lo.

Qual a forma mais segura de receber pagamentos?

Hoje em dias, as formas mais seguras de recebimento de dinheiro são as que envolvem a captura de dados. Por exemplo, utilizando as máquinas de cartões, uma das ferramentas mais comuns e necessárias para os vendedores.

Com as maquininha, os vendedores podem passar o cartão do cliente, no débito ou crédito, e receber os valores em até 1 dia, caso a empresa proporcione um plano de recebimento rápido e o indivíduo queira contratá-lo. As empresas são confiáveis, e o usuário das máquinas pode optar por diferentes planos de recebimento, aceitar diversas bandeiras, usufruir de produtos adicionais, como planejamento financeiro, dentre outras questões.

E, não se preocupe com as taxas cobradas pelas administradoras, pois, segundo o Ministério Público, é permitido que os vendedores façam a diferenciação de preço nas vendas em dinheiro e cartão. Com isso, o vendedor pode cobrir os seus gastos com as maquininha de cartões, não irá perder dinheiro e ainda receberá as suas vendas de forma segura.


RSS por email

Deixe sua opinião “O Que é Pagamento em Espécie? Vale a Pena Receber?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.