Como Efetuar Pagamentos Internacionais?

Todos sabemos como realizar um pagamento em território nacional, seja por boleto, cartão de crédito ou transferências. É fácil, rápido e comumente os bancos cobram poucas tarifas para tais. Porém, no que se trata de pagamentos de internacionais, a situação se complica. Como não é uma operação com a qual as pessoas possuem muita intimidade, por ser feita com menos frequência, surgem diversas dúvidas em torno desta.

Os pagamentos internacionais podem ser feitos pelos bancos tradicionais, e também por meio de empresas especializadas. Os bancos costumam cobrar tarifas altas devido às taxas de manutenção, suporte, etc. Já estas outras empresas facilitam o processo. Para realizar um pagamento internacional é preciso que o indivíduo possua algumas informações que não são solicitadas nos pagamentos nacionais, como o código IBAN. Iremos falar mais sobre abaixo, confira.

Como fazer pagamentos internacionais?

Como mencionamos e como muitos imaginam, realizar pagamentos internacionais é um pouco diferente do que realizar os habituais pagamentos nacionais. Os pagamentos nacionais podem ser feitos por meio de boleto, dinheiro vivo, depósitos ou transferências. Ou seja, da maneira que o indivíduo preferir. Entretanto, os internacionais comumente ocorrem por meio de transferências ou serviços de pagamentos disponibilizado pelas empresas.

Os custos dos bancos comuns são altos, ainda mais quando se referem às operações feitas para fora do país. As instituições financeiras tradicionais cobram tanto para o envio quanto recebimento de dinheiro, o que torna as transações muito custosas. Porém, existem outras empresas, online, que facilitam este processo e oferecem tarifas até dois terços menores.

Entenda como realizar os pagamentos internacionais

Para realizar pagamentos internacionais podemos utilizar as empresas online, como Transfer Wise e Remessa Online.

Porém, antes de procurar estas empresas você deverá entender como são feitos estes pagamentos e quais informações são necessárias. Nas transações comuns são precisos apenas os dados das contas dos indivíduos, e também nome completo e CPF do beneficiário. Já nas internacionais, isso não é o suficiente.

Para realizar a operação na modalidade de pagamento, é preciso apresentar o Invoice, que é a fatura de pagamento que contenha o nome da empresa, cliente, valor total que deve ser pago e os dados bancários do beneficiário no exterior. Porém você pode também realizar os pagamentos por meio das transferências, enviando o dinheiro diretamente para o conta do indivíduo.

Nos serviços de pagamento, você irá transferir o dinheiro diretamente para a empresa que realizará a operação de pagar o invoice. Já nas transferências, você irá realizar um TED diretamente para a conta internacional, no casos dos bancos tradicionais, ou para a empresa que irá efetivar o TED.

Para solicitar a transferência você precisa informar o nome completo do beneficiário, nome do banco do beneficiário, número da conta do beneficiário ou IBAN, código SWIFT e motivo da transferência. O seu número IBAN pode ser encontrado no extrato bancária, Internet Banking, contrato de abertura da sua conta, etc. Assim, o IBAN do seu beneficiário também pode ser obtido da mesma forma.

O código IBAN é o International Bank Account Number, que possibilita que sejam feitos transferências entre contas internacionais. Este código se refere às contas, e não especificamente ao bancos. Já o Swift é um código que identifica as instituições. Você pode encontra-lo no seu contrato de abertura de conta ou no próprio site do Swift.

Quais empresas são recomendadas?

Como mencionamos, os bancos tradicionais são mais custosos, e por isso, comumente as pessoas optam pelas empresas online. Para transferências, eles cobram taxas de emissão caras. O Citibank, por exemplo, cobra R$250,00. Por isso, dependendo do valor que será enviado, compensa muito mais que o indivíduo contrate uma empresa mais barata.

A Remessa Online e a Transfer Wise são as mais famosas neste mercado. São empresas online, em que todo o processo de pagamento e transferência é feito de forma simples e rápida. Usualmente, é preciso realizar um cadastro, identificar o beneficiário, realizar o TED para empresa e fornecer os documentos adicionais, caso seja necessário.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Efetuar Pagamentos Internacionais?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.