Com a expansão dos e-commerces, surgiram diversas plataformas de pagamento online que possuem como objetivo intermediarem a operação entre os vendedores e os compradores, tornando a transação mais prática e segura. Porém, devido à atual pluralidade destas plataformas, muitos empreendedores podem enfrentar dúvidas acerca qual a melhor para sua empresa. Sem dúvidas, é preciso escolher um meio de pagamento que irá oferecer comodidade, vantagens e segurança e agilidade.

O PagSeguro, por exemplo, é o gateway de pagamentos pioneiro no Brasil, sendo pertencente ao UOL. E, quem possui uma loja virtual e utiliza o PagSeguro pode usufruir de diversas funcionalidades e benefícios, como diferentes modalidades do serviço, interface fácil de se utilizar, contratação simplificada, dentre outras vantagens. Já o MercadoPago proporciona isenção de taxas para os que vendem pelo Mercado Livre, o lojista pode escolher a melhor taxa para o seu negócio e o dinheiro ainda é liberado no momento da venda.

Abaixo, saiba mais sobre estas plataformas e entenda qual a melhor e a mais barata, além de conhecer suas particularidades.

PagSeguro x MercadoPago

Hoje em dia, diversos comerciantes utilizam os gateway de pagamentos para efetivar as suas vendas. Estas são plataformas de pagamentos completas e que proporcionam mais segurança na hora dos cliente concluírem as suas compras, beneficiando os vendedores. Atualmente, existem diversas plataformas no mercado, como PagSeguro, MercadoPago, Wirecard, PayPal, Iugu e Vindi.

Abaixo, confira uma comparação entre a PagSeguro e MercadoPago, para que possa entender qual destas plataformas é a melhor para sua empresa.

PagSeguro

O PagSeguro é a plataforma de pagamento mais popular da internet, possivelmente a mais utilizada para as vendas online. Este meio oferece quatro opções de checkout para o cliente, podendo este escolher a que melhor se adequa ao seu negócio. O Checkout Transparente é uma experiência de compra customizável e transparente, em que o próprio site pode desenvolver o fluxo de pagamento.

Já o Checkout Padrão, ideal para e-commerces que ainda estão em crescimento, é o modo em que, após o cliente escolher os seus produtos ou serviços, ele será redirecionado ao PagSeguro para concluir o pagamento. O Checkout Lightbox é voltado para empresas que desejam manter o seu cliente sempre dentro do seu site, integrando o e-commerce a esta solução. Ainda, há o Checkout in App, para quem tem aplicativo iOS ou Android.

Outra grande vantagem do PagSeguro é a venda rápida, em que não precisa de conhecimento prévio, pode-se  sua venda da forma que preferir, sem site, há segurança do ambiente PagSeguro e diversas formas de pagamento. Por exemplo, pode-se vender pelas redes sociais e WhatsApp através de um link. Outros benefícios do PagSeguro são o envio fácil, ferramenta de pagamento recorrente e a Compra Protegida.

Na venda online, pode-se usar cartão de crédito, débito online, boleto e saldo da conta PagSeguro. Caso o cliente opte pelo prazo de 14 dias até o recebimento, a taxa é 4,99% mais R$0,40 por transação. Para 30 dias, 3,99% mais R$0,40 por transação.

MercadoPago

O MercadoPago, empresa do Mercado Livre, também é outra plataforma famosa para vendas online, estas podendo ser realizadas por redes sociais e sites. Pelas redes sociais, pode-se colar um link de pagamento em qualquer rede social e realizar as vendas, compartilhar este link de pagamento por WhatsApp, Messenger ou outro aplicativo de mensagem, além de haver a possibilidade de enviar e-mails com links para os clientes. Por estes métodos de venda, pode-se receber por cartão de crédito e por boleto.

Ainda, pelos sites, o MercadoPago oferece um formulário que pode ser integrado na plataforma, para concretizar as vendas. Neste método de checkout há algumas vantagens, como experiência de compra adaptada, compra com dois cartões, etc. Ademais, pode-se também integrar um botão de pagamento ao site, adaptando-o no estilo e design do site.

Ademais, também é possível construir uma loja com pagamento incluso, visto que o MercadoPago está nas principais plataformas, baixar os módulos e adicionar pagamentos ao site e conectar o site às APIs do MercadoPago. Os meios de pagamento oferecidos são cartão de crédito e boleto.

As taxas do MercadoPago variam de acordo com o prazo escolhido. Para recebimento na hora, a taxa é 4,99%. Caso o prazo seja 14 dias, 4,49%. Em 30 dias, 3,99%.

Qual a melhor?

Ambas as plataformas de recebimento são vantajosas, mas existem diferenças entre elas. A PagSeguro pode ser considerado um checkout de pagamento melhor, pois possui mais funcionalidades, diferentes opções de checkout para o indivíduo escolher, a opção de envio fácil, Compra Protegida, dentre outros benefícios. Ou seja, esta é uma plataforma mais vantajosa, proporcionando também mais métodos de pagamentos. Em relação às taxas e valores, o MercadoPago é mais barato. Porém, a ligeira diferença não compensa.