Planilha Para Controle do Orçamento Familiar
O mês nem ainda chegou ao fim, sua conta já está no vermelho e você nem sabe como gastou todo o dinheiro? Essa é uma situação bastante comum na vida dos brasileiros, sobretudo em tempos em que o dinheiro está difícil, a inflação corrói o poder de compra e o trabalhador tem que se desdobrar para garantir a renda. O caso é que muitas pessoas reclamam da falta de dinheiro, mas poucas costumam controlar suas despesas com a devida atenção.
Seja no caderninho, no computador ou no aplicativo do celular, é muito importante que tenhamos todos os nossos gastos anotados. Dessa forma, é possível controlar melhor para onde vai o dinheiro e, principalmente, estabelecer metas de economia condizentes com os gastos da família. Afinal, de nada adianta cortar gastos indiscriminadamente se isso irá alterar a qualidade de vida da família.
Planilha do Idec
No Portal Brasil, criado pelo governo federal para orientar os cidadãos em vários temas, encontramos a planilha para controle do orçamento familiar (clique para fazer o download do arquivo). A ideia é mostrar para os brasileiros a importância de se organizar financeiramente, conhecndo as contas de casa e apresentar um arquivo simples para essa tarefa.
O arquivo criado pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) possibilita que o usuário anote todas as suas despesas mês a mês. Os cálculos são feitos automaticamente, tornando a planilha bem prática, mesmo para quem não está habituado a fazer um orçamento elaborado. Basta um conhecimento básico de Microsoft Excel para utilizar a planilha.
Como Usar
Para entender melhor como funciona a planilha, veja a imagem:

Orçamento
Como podemos notar, a planilha tem campos para que você adicione suas receitas (salário, aposentadorias, aluguel e outras). Logo abaixo, no quadro em laranja, é possível incluir as despesas mensais (alimentação, transporte, moradia, lazer e etc.). Assim, os cálculos mostram o balanço entre o dinheiro que entra e o dinheiro que sai. Este, todos sabem, é o princípio básico para um equilibrio em suas finanças.
Para facilitar, o arquivo é divido por meses. Ao final de cada um deles, o usuário deve informar sua previsão de poupança para investimentos futuros. Também existem abas com gráficos e comparativos entre os meses, o que facilita entender quais meses os gastos são maiores e quais são mais folgados.Também é importante ver em quais setores sua família mais gasta: moradia, alimentação, educação, saúde e automóveis costumam ser os que têm maior peso.
Vale a pena experimentar a planilha. A dica é ter disciplina e não se esquecer de anotar todos os gastos para resultados mais reais!