As poupanças, também chamadas de cadernetas, são contas de investimento, nas quais o dinheiro é depositado e apresenta rendimentos. Estas contas rendem, no geral, 0,5% ao mês, mais a variação da Taxa Referencial (TR). Porém, quando a taxa de juros Selic permanece igual ou menor do que 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da taxa Selic ao ano, mais a TR.

Para abrir uma conta poupança, é necessário apresentar apenas o CPF, documento de identidade com foto e comprovante de residência. Ademais, esta conta não apresenta tarifas e taxas. Em relação às cadernetas de poupança do Banco do Brasil, os recursos captados com elas são aplicados na área rural. Assim, possibilitam o crescimento do país.

O Banco do Brasil oferece duas modalidades de poupança, a Poupança Poupex e a Ouro. Elas oferecem aos clientes, segurança, praticidade e também diversas vantagens. Conheça-as abaixo.

Poupança Ouro x Poupex

Ambas as poupanças do Banco do Brasil aceitam quaisquer valores de depósito, mas exigem um saldo mínimo de R$ 5,00 nas contas de poupança que possuem a opção de resgate automático. Também, os usuários das poupanças podem usufruir de dois canais de atendimento, quando necessário, o Auto Atendimento Setor Público ou agências.

Nas poupanças, o horário limite de movimentação é 22:00. A partir deste horário, pode-se realizar saques e transferências cujos limites são R$ 100,00. E, assim como todas as outras poupanças, a Poupança Ouro e Poupex são isentas de cobrança de tarifa.

Saiba quais são as diferenças entre a Poupança Ouro e a Poupex.
Saiba quais são as diferenças entre a Poupança Ouro e a Poupex.

Poupança Ouro

A Poupança Ouro possui rendimentos com base na Taxa Referencial, acrescidos dos juros mensais. E, ainda, os usuários desta conta podem movimenta-la pelos canais de atendimento do BB, seja pelo telefone, Internet e aplicativo. Todos os recursos captados por esta modalidade da poupança BB são inseridos na área rural do país.

Poupex

A Poupex renda assim como a Poupança Ouro, mensalmente. Também, oferece aos usuários a mesma segurança e comodidade para movimentar os investimentos pelos canais de atendimento. Diferentemente da Poupança Ouro, os recursos da Poupex são destinados a financiamentos imobiliários e administrados pela Associação de Poupança e Empréstimo (POUPEX).

Ademais, a Poupex oferece algumas vantagens, como baixos valores de movimentação, oferecimento do melhor dia-base para saques, de acordo com o rendimento e aplicação automática do saldo em conta corrente. Além disso, esta modalidade de poupança do Banco do Brasil possui a opção de Poupança Programada. Nela, basta definir o dia do mês, o valor e o tempo de investimento. Baseado nestas informações, o BB realiza a transferência automática dos valores conta corrente para a poupança.

Com esta ferramenta, não é necessário que o indivíduo movimente a sua poupança constantemente e se preocupe com os seus rendimentos e inserção de dinheiro. E, caso o usuário da Poupex tenha saldo devedor na sua conta-corrente, a autorização do Resgate Automático da aplicação permite que esta quantia seja resposta quanto necessário. Este serviços pode ser adquirido pela internet, terminais de auto-atendimento e nas agências BB.

Qual a melhor?

Em questão de investimento, as duas modalidades de poupança do BB rendem igualmente, de acordo com a taxa Selic. Porém, o usuário que pretende abrir uma das duas contas pode diferencia-las de acordo com o destino do recurso. Ainda, o indivíduo deve ter em mente que a Poupança Ouro é administrada pelo Banco do Brasil, enquanto a Poupex é administrada pela Associação de Poupança e Empréstimo, que lhe dá o nome.

Como a Poupança Ouro destina os recursos capturados ao crédito rural, o produtor rural pode se beneficiar desta poupança. Tendo um bom saldo nela, o titular da conta pode contratar um crédito rural com juros mais baixos e condição de pagamento melhor.

Já a Poupex, cujos recursos estão destinados a financiamentos imobiliários, pode ser extremamente benéfica para aqueles que desejam comprar um imóvel, uma casa própria, através do financiamento da Associação de Poupança e Empréstimo.

Assim, é preciso que o indivíduo analise qual o destino irá dar ao dinheiro investido na poupança, e desta forma, decida qual modalidade da poupança será mais benéfica para si.