Poupança dá Direito a Cartão de Crédito? Como Fazer?

A caderneta de poupança é um dos métodos utilizados para guardar e também fazer o seu dinheiro render. Quando uma conta poupança é aberta, o titular desta conta recebe um cartão com bandeira, como Visa e Mastercard. Porém, este cartão tem apenas a função débito. Ou seja, o cartão permite a realização de saques nos caixas eletrônicos, e também é possível fazer compras, com desconto automática da conta poupança.

Porém, algumas pessoas se perguntam se, além deste cartão de débito automaticamente cedido ao cliente, também é possível obter um cartão de crédito vinculado à poupança. E, infelizmente, isto não é possível. A poupança não é uma conta-corrente, ela funciona como uma conta de depósitos com funcionalidades limitadas. Saiba mais abaixo.

Cartão da Poupança

O cartão da conta poupança não funciona como um cartão de crédito convencional, pois ele é um cartão de débito, que não permite o parcelamento de suas compras. Ao comprar usando o plástico da poupança, o dinheiro da transação é descontado automaticamente do saldo da caderneta de poupança.

O cartão da conta poupança é de débito pois ele serve, principalmente, para movimentar o saldo da sua conta. A caderneta é uma conta com funções limitadas e, como é um direito de todo cidadão, não pode ter sua abertura recusada pelo banco. A caderneta é uma conta simples, sem riscos de prejuízo para o banco, enquanto o cartão de crédito, precisa de mais serviços de manutenção para ser mantidos e ainda o banco corre o risco do cliente se tornar inadimplente.

Saiba se é possível ter um cartão de crédito vinculado a poupança.

A conta poupança não possui possibilidade de fornecer cartão de crédito. Veja outras opções

Com o cartão de débito da caderneta, você evita de realizar saques,  tem mais segurança do que usar dinheiro em espécie. E, em caso de perda ou roubo basta bloquear o cartão. O cartão da caderneta possui chip e senha, garantindo segurança no processamento das transações.

A caderneta de poupança não é uma conta custosa, e por isso o cartão não possui anuidade ou tarifa de utilização. Ele ainda deve ser fornecido ao cliente gratuitamente, e todas as compras são debitadas diretamente na conta poupança. Além disso, por meio do extrato, você consegue ter controle de todas as movimentações. E, o dinheiro que completa aniversário na caderneta, rende mensalmente.

Porém, o cartão de débito não permite o parcelamento das compras, não há maior prazo de pagamento para suas compras e a aceitação na internet é limitada. Não são todos os sites que recebem pagamentos na função débito. Também, o cartão de débito não acumula milhas ou pontos para serem trocados em Programas de Relacionamento.

Como ter um cartão de crédito?

Um cartão de crédito não é oferecido a clientes que possuem apenas uma conta poupança, como dissemos acima. Porém, muitas pessoas obtém um cartão de crédito vinculado à sua conta-corrente., Entretanto o que muitas pessoas não sabem é que não é necessário ter uma conta corrente para ter um cartão de crédito.

A solicitação do cartão a algum banco pode ser realizada por não correntistas. Será necessário levar comprovante de renda e residência para a solicitação, além de documentos pessoais. Há também os cartões de crédito emitidos por lojistas, mas que são administrado por bancos, que também não fazem exigência de conta corrente.

Muitos destes cartões podem ser solicitados pela internet e alguns não exigem comprovante de renda. O que não dispensa uma análise de crédito criteriosa para a liberação. Ou seja, não existe cartão de crédito relacionado a conta poupança, mas o que não significa que esta pessoas tenha um outro cartão com a função crédito.

Ultimamente as pessoas têm optado pelos cartões fornecidos por fintechs, como o Nubank. São cartões que podem ou não ser vinculados a contas digitais, sem custos como anuidade, mensalidade e outros. Estes cartões podem ser solicitados pelos sites das empresas, e também são cedidos mediante análise de crédito.

Porém, para quem deseja um cartão de crédito que não possui requisitos para obtê-lo, pode optar pelos cartões pré-pagos. Os cartões pré-pagos são recarregáveis e possuem baixo custo de manutenção. Hoje em dia existem diversas opções, como o Nui, Opa! e ACG. Comumente, estes cartões contém custos de emissão e de saque. Quanto às mensalidades, existem opções que possuem, como o Nui, e outras que não possuem, como o ACG.


RSS por email

Deixe sua opinião “Poupança dá Direito a Cartão de Crédito? Como Fazer?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.