Posso Usar o Cartão da Poupança como Débito? E Crédito?

As cadernetas de poupança são contas utilizadas por diversos brasileiros, seja para guardar quantias ou mesmo como forma de investimento. Apesar de hoje em dia ser uma forma de investimento com uma margem de lucro baixa, a poupança ainda é muito usada por ser segura. Qualquer brasileiro pode abrir uma conta poupança, mesmo se estiver com o nome negativado.

A caderneta não possui taxas ou tarifas, e o cliente tem o direito de receber um cartão. Este cartão é próprio para a movimentação da conta, e pode ser usado na função débito. Como a função da poupança é prioritariamente poupar dinheiro e rendê-lo, muitas pessoas preferem não movimentar a conta como uma conta-corrente. Entretanto, ela pode sim ser utilizada nesta modalidade, apesar de não possuir cartão de crédito.

Cartão da conta-poupança

Como mencionado, o cartão da conta-poupança pode ser usado como um cartão de débito. Ele é um cartão para a movimentação da caderneta, e com ele pode-se realizar saques e compras em lojas. Algumas pessoas até mesmo usam a conta-poupança para receberem o seu salário, dependendo do limite que o seu banco possui.

Entretanto, a conta-poupança pode não ser uma boa opção para quem deseja todas as funcionalidades de uma conta-corrente. Com ela, só é possível realizar saques, transferências e retirar extratos. Também, o número de operações permitidas sem tarifas são limitadas. Desta forma, apesar do cartão poder ser usado para compras em lojas e outros locais, o titular fica restrito em termos de serviços.

O cartão só é utilizado na função debito.

Como pode-se ver escrito no próprio cartão, o cartão da conta poupança só é utilizado na função débito.

A conta-poupança, como mencionado, não pode ter sua abertura restringida por qualquer banco. E, para que uma caderneta seja aberta, não é necessária nem obrigatória a análise de renda, uma vez que a conta-poupança não sujeita o banco a nenhum tipo de prejuízo.

Isso difere do cartão de crédito, que pode levar o banco à algum prejuízo e necessita de aprovação de crédito. Como a caderneta tem como objetivo apenas poupar a quantia desejada, não oferece crédito ao cliente.

Caso você queira utilizar a conta-poupança e o cartão disponibilizado na função débito, é muito fácil abrir a sua caderneta. Basta escolher o banco de sua preferência. Abaixo iremos falar mais sobre.

Como abrir a conta-poupança?

Para abrir uma poupança, é necessário apenas alguns documentos. Além disso, a Caixa Econômica Federal, por exemplo, possibilita que a poupança seja aberta em casa lotéricas, facilitando a vida dos seus clientes. Para a abertura da Poupança Caixa Fácil, com limite máximo de movimentação mensal de R$ 3.000,00, você pode apresentar o seu Documento de Identidade e CPF em quaisquer correspondentes bancários ou casa lotérica.

Ainda, há a possibilidade de aumentar este limite de movimentação, indo até uma agência Caixa e levando seus documentos de identificação e um comprovante de endereço.

Ja no Banco do Brasil, a contratação da poupança pode ainda ser mais fácil, por meio dos canais de autoatendimento. Na poupança comum, você pode programar o investimento, definindo o mês, o valor e o tempo em que o dinheiro ficará aplicado. Após este prazo, a quantia será transferida para a sua conta-corrente.

Além disso, você também pode usufruir do débito automático de contas como água, luz, telefone, dentre outras. Ademais, é possível cobrir o saldo devedor de sua conta-corrente. O Banco do Brasil também oferece a opção de Poupança Salário. Nesta modalidade há o resgate de saldo quando a conta-corrente é negativada, ocasionando o resgate automático.

E, caso queira um cartão para utilizar na modalidade crédito, escolha um banco ou finetech que mais lhe interesse. Hoje em dia, diversas empresas oferecem cartões de crédito com baixo custo de manutenção e tarifas mais baratas. Alguns até mesmo isentam os clientes de taxas como de TED, saques, etc. Infelizmente, como o cartão da poupança não pode ser utilizado como crédito, o cliente deve procurar outra alternativa.


RSS por email

Deixe sua opinião “Posso Usar o Cartão da Poupança como Débito? E Crédito?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.