Existe Valor Mínimo para Depositar na Poupança? E Para Abrir?

Apesar de existirem diversas opções de investimento seguro hoje em dia, como o CDI, a poupança é a alternativa ainda mais escolhida pelos brasileiros para guardarem e também renderem o seu dinheiro. A caderneta de poupança possui rendimento de 0,5% ao mês (6,17% a.a.), mais a variação da TR, sendo um dos investimentos mais seguros e simples de serem feitos. O dinheiro depositado deve ficar na poupança durante 30 dias, até a data de seu aniversário, para que seja remunerado. Caso seja retirado antes, não recebe quaisquer valores adicionais.

A abertura da poupança também é muito simples de ser feita, necessitando comumente apenas de documentos de identidade, CPF e comprovante de endereço. Na Caixa esta abertura ainda pode ser feita, além das agências, nas Lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui. Além desta facilidade para abertura, a conta poupança não possui um valor mínimo a ser depositado para abertura. E, para quaisquer outros depósitos, o mínimo é R$ 5,00. Abaixo, saiba mais sobre a poupança e seus limites.

Como funciona a poupança?

A poupança é uma das principais formas de investimento escolhidas pelos brasileiros, devido à simplicidade e praticidade. O interessado deposita uma quantia todos os meses e receberá o rendimento referente ao valor que permaneceu na conta durante todo o mês. O rendimento do dinheiro da poupança ocorre de acordo com uma taxa divulgada pelo governo. Logo, não importa em qual banco a poupança será aberta, visto que todos os rendimentos são iguais. De forma geral, a remuneração da caderneta de poupança é de 0,5% ao mês (6,17% a.a.), mais a variação da TR.

Para abrir uma conta poupança é preciso apenas apresentar os documentos de identidade, CPF e comprovante de endereço no banco no qual está interessado, em qualquer agência. A Caixa, uma das poupanças com maior tradição no Brasil, que possui mais de 150 anos, pode também ser aberta em Lotéricas e em Correspondentes Caixa Aqui. Ou seja, é muito mais facilidade para a abertura da conta.

Conheça mais sobre a poupança

Saiba quais são os valores minimos de depósito para a poupança.

Ainda, a poupança pode também ser aberta mesmo por pessoas que possuem o nome sujo e, por isto, encontram certa dificuldade para abrirem contas corrente. No caso da Poupança Caixa Fácil, ela está disponível apenas por pessoas que não têm contas em outras instituições ou mesmo na Caixa. Isso porque, para abrir uma caderneta de poupança, os bancos não fazem consulta ao SPC ou ao Serasa. Logo, não pode-se recusar a abertura para ninguém.

Com a poupança tem-se direito a um cartão de movimentação da conta com e a segunda via deste, menos em caso de perda, roubo, furto ou dano provocado por mau uso, 2 saques por mês no caixa eletrônico ou no balcão de atendimento da agência, 2 transferências entre contas do mesmo titular, 2 extratos mensais com a movimentação dos últimos 30 dias, extrato consolidado com as tarifas cobradas pelo banco no ano anterior e também  consultas ilimitadas pela internet.

Todos estes serviços e a própria abertura da conta poupança são gratuitos. Ou seja, não é preciso desembolsar nenhuma tarifa inicial para a abertura da conta. Também, não é necessário depositar um valor inicial mínimo para a abertura.

Por todas as suas facilidades, a conta poupança pode ser utilizada até mesmo por menores de 16 anos, caso a abertura e movimentação da conta sejam realizadas por seu responsável legal. Para pessoas que tenham entre 16 e 18 anos, a abertura pode ser feita pelo titular assistido por um responsável.

Os saques na poupança podem ser feitos a qualquer momento. E, os depósitos, também. Como não são permitidas moedas nos envelopes de depósito, o mínimo para qualquer banco e conta é R$ 5,00. Como as notas de um real não são mais utilizadas, este valor é o mínimo que pode ser colocado em um envelope.


RSS por email

Deixe sua opinião “Existe Valor Mínimo para Depositar na Poupança? E Para Abrir?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.