A caderneta de poupança foi, durante anos, o método preferido de investimento e também de guardar dinheiro, escolhido pelos brasileiros. E, isto ocorreu devido à praticidade, facilidade e segurança que esta modalidade de conta proporciona. Para abrir uma conta poupança basta a apresentação de alguns documentos, e não há a consulta de órgãos de restrição de crédito. Ou seja, mesmo pessoas que possuem o nome sujo podem abrir esta conta. Na Caixa, é possível fazer esta abertura até mesmo em Lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui.

A poupança rende de acordo com o comportamento da taxa Selic e da variação da TR (Taxa Referencial). Atualmente, como a Selic está em 5,0% ao ano, o rendimento da poupança é 70% da Selic mais a TR. Hoje em dia, com a TR próxima do 0% e a Selic muito abaixo do parâmetro, começa-se questionar se a caderneta ainda vale a pena de ser utilizada, visto que p rendimento será baixo e já existem opções melhores.

Mesmo de 88% dos brasileiros ainda optem pela poupança, é importante mencionar que esta forma de investimento pode não vale mais a pena. Atualmente, existem opções de investimento no mercado igualmente seguras e fáceis de serem realizadas, rompendo com o diferencial da caderneta. Também, há opções com liquidez diária e que potaxam mais garantias.

Vantagens da Poupança

Apesar de se acreditar que atualmente a poupança não vale mais a pena como uma opção de investimento, é irrefutável que ela possui algumas vantagens, visto que mais de 100 milhões de pessoas utilizam este tipo de conta, seja para render ou guardar dinheiro.

A poupança é uma conta sem tarifas, que conta com alguns serviços básicos. Com ela, pode-se ter um cartão magnético para a movimentação da conta, possuindo também o direito a segunda via, exceto em caso de perda, roubo, furto ou dano provocado por mau uso. Também pode-se fazer 2 saques por mês, no caixa eletrônico ou no balcão da agência, 2 transferências entre contas do mesmo titular, obter 2 extratos mensais com a movimentação dos últimos 30 dias e um extrato consolidado com as tarifas cobradas pelo banco no ano anterior e ter consultas ilimitadas pela internet.

Ou seja, um indivíduo que não deseja gastar com um pacote de serviços da conta corrente e ainda deseja render o seu dinheiro pode facilmente optar pela poupança, ontendo direito a estes serviços e operações. Ainda, a poupança é uma opção segura e não variável de investimeno.

Saiba quais são as vantagens de utilizar a poupança.
Saiba quais são as vantagens de utilizar a poupança.

O redimento da poupança funciona da seguinte forma, caso taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será 0,5% ao mês mais a TR. Se a taxa Selic estiver menor ou igual a 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será 70% da Selic mais TR.

O dinheiro aplicado na poupança pode ser resgatado a qualquer momento, o que é outra vantagem. Porém, deve-se ficar atento ao aniversário da poupança, que é o dia em que o dinheiro foi depositado, visto que a liquidez da poupança é mensal. Ou seja, recebe-se os rendimentos a cada trinta dias.

Ainda vale a pena investir na poupança?

Há alguns anos a poupança vem levantando dúvidas sobre suas vantagens e se realmente vale a pena investir nesta modalidade de conta. Isso porque já surgiram outras formas de investimento igualmente seguras e fáceis de serem realizadas, com rendimento até mesmo maior.

Logo, com a poupança rendendo tão pouco devido à baixa na taxa Selic e oferta e outras opções de investimentos, chega-se a conclusão de que não  vale mais a pena utilizar a poupança para o propósito de rendimento. Os CDBs, RDBs, LCIs e LCAs são exemplos de investimentos de renda fixa que possuem garantia também do Fundo Garantidor de Créditos.

Caso deseje uma opção de conta para guardar seu dinheiro mas também rendê-lo, a NuConta pode ser uma ótima opção, visto que rende 100% do CDI com liquidez diária.