Como Cancelar a Portabilidade de Salário?

Comumente, quando um indivíduo é inserido em um novo emprego, ele recebe uma indicação para que seja aberta uma conta salário, no banco de preferência da empresa. As contas salários são contas destinadas para o recebimento da remuneração, de forma que são muito simples, podendo receber depósitos apenas do empregador. Porém, elas permitem que sejam realizadas consultas de saldos, saques, emissão de extratos, por exemplo. Esta  conta pode ser aberta mesmo que o CPF do funcionário tenha restrições, e não possui cobranças de nenhuma tarifa.

Porém, como o banco é escolhido pela empresa, muitas pessoas podem não agradar da instituição selecionada. Ademais, como a conta é muito limitada, os funcionários comumente desejam que os seus salários sejam depositados em conta-corrente tradicionais. Estas questões são todas resolvidas com a portabilidade de salário, que permite que o  salário seja transferido mensalmente para o banco de sua escolha. Para cancelar a portabilidade, caso queira, pode-se fazer a solicitação pelo banco ou mesmo por aplicativos.

Cancelar a solicitação de portabilidade

A portabilidade de salário é feita para que o indivíduo não fique refém das contas salário, que são muito limitadas. Com isso, ele podem solicitar que a sua renda seja transferida mensalmente para outro banco, na qual ele possui uma conta tradicional e com diversas funcionalidades.

Como mencionamos, a conta salário é simples, pois o seu único propósito é que o funcionário receba a sua renda. Logo, ela permite que o indivíduo possa realizar saques, consulta de saldos e emissão de extrato, mas de forma limitada. Além do recebimento do salário, com esta conta também pode-se receber o décimo terceiro, participação nos lucros, abonos e outros depósitos que o seu empregador faça.

Saiba como realizar o cancelamento da portabilidade.

O cancelamento da portabilidade pode ser feito em qualquer agência do Banco que possui a sua conta salário.

Assim, devido à esta limitação da conta salário, os titulares desta são impedidos de realizar algumas operações, utilizar cheques, vincula-la a um cartão de crédito, obter cheque especial, folhas de cheque, etc. E, infelizmente, estas limitações prejudicam o nosso cotidiano, visto que praticamente todos os dias temos que movimentar nossa vida financeira, seja para fazer compras, pagar contas, dentre outros serviços.

Para solucionar este problema de funcionalidade da conta salário, existe a portabilidade. A portabilidade permite que a renda do funcionário, assim que entra na conta salário, seja transferida para uma outra conta no banco de preferência do indivíduo. Em 2018, este processo de portabilidade foi modificado. Agora, a portabilidade pode ser feita para contas de pagamento, a solicitação pode ser feita diretamente no banco para a qual será feita a portabilidade e o processo todo deve terminar em até 5 dias úteis.

Porém, algumas pessoas podem arrepender da portabilidade e desejar cancela-la. Isso pode ser feito de alguns modos diferentes, mas todos os métodos possuem a semelhança de serem simples. Por exemplo, no Banco do Brasil o cancelamento de um pedido de portabilidade feito para outro banco pode ser feito pelo aplicativo, no celular ou sua conta na internet. No menu conta corrente, clique em “Livre Opção Bancária”, e informe os dados da sua conta no Banco do Brasil.

Para outras instituições, é permitido que você vá em qualquer agência do banco no qual possui uma conta salário. Assim, pode-se solicitar que a portabilidade seja cancelada. Usualmente, o processo é rápido. Apesar da nova regra de portabilidade ter permitido que esta seja solicitada ao banco em que o indivíduo tem interesse de receber o seu salário, isso não se aplica necessariamente ao cancelamento. Ele continua sendo feito no banco que reside a conta salário.

Porém, de acordo com algumas informações disponibilizadas no site Reclame Aqui, este processo de cancelamento pode ocasionar  alguma confusão. Algumas instituições ainda possuem dúvidas sobre como este processo é feito, e costumam pedir que o indivíduo volte ao banco para o qual fez sua portabilidade. Assim, é necessário ter paciência. Caso haja muitos empecilhos para que o processo seja efetivado, ligue para


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Cancelar a Portabilidade de Salário?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.