Como Conservar Documentos e Dinheiro Sem Mofar?

Muitos documentos, como certos recibos, devem ser guardados por até cinco anos, ou mesmo até mais tempo. E, durante este período, os papéis podem ser vítimas de alguns danos, devido a umidade, mofo, fogo, dentre outras coisas prejudiciais. Isto pode ser muito custoso ao indivíduo, caso precise do documento e ele esteja estragado. Por exemplo, alguma empresa pode requerer o valor de uma conta anterior de água, energia, telefone ou de outras contas de serviços essenciais, e você não terá como comprovar o pagamento caso o recibo de quitação anual esteja danificado.

Os danos também podem ocorrer com o dinheiro, caso o papel fique armazenado em um local inadequado. E, uma das principais causas destes prejuízos são o mofo. Para evitar que o mofo tome conta e estrague os documentos e dinheiro, é preciso guardar os papéis em locais frios e secos. Ademais, existem outros cuidados que devem ser tomados, como expor o dinheiro e documentos a luz Solar periodicamente.

Como conservar os papéis?

O mofo, também chamado de bolor, é o nome dado a fungos filamentosos que vivem em locais úmidos e escuros. Assim, eles crescem, comumente, em comidas podres, couro, madeira, papel e outros materiais que estejam armazenados em lugares inadequados.

Os fungos e esporos ficam dispersos no ar, e quando acham uma situação favorável, se assentam e se reproduzem. Alguns mofos podem ser benéficos a saúde ou mesmo não afetarem as pessoas, como aqueles presentes nos queijos. Porém, existem os mofos que, além de serem prejudiciais à saúde, podem também ocasionar danos a objetos e materiais.

Saiba como guardar dinheiro e documentos sem mofo

Utilize as pastas organizadoras para guardar os documentos e dinheiro.

Estes mofos, como mencionamos, podem afetar os documentos e notas de dinheiro, que são papéis. Muitas vezes guardamos estes papéis, que são imprescindíveis, dentro de guarda-roupas, caixas ou gavetas, e isso propicia que seja formado um ambiente perfeito para que o fungo se desenvolva. Os locais são escuros, e tornam-se úmidos.

Logo, os fungos degradam o material, estragando o papel. No caso de documentos, isso pode ocasionar prejuízo à pessoa, de modo que ela perde comprovantes de garantia de produtos e serviços, recibos de contas, etc. Desta forma, como dissemos, caso queira comprovar o pagamento de uma conta, não será possível, pois as empresas não aceitam documentos danificados.

E, no que se trata das notas de dinheiro que são prejudicadas pelos fungos, elas são tão danificadas que não podem mais serem utilizadas. Se rasgam facilmente, perdem a tinta, dentre outras coisas que podem acontecer.

Abaixo, iremos dar dicas sobre como deve-se conservar os papéis, tanto o dinheiro quanto os documentos. Confira.

Mantenha-os em locais secos: Mantenha os papéis em lugares secos, mesmo que estes sejam gavetas, guarda-roupas e outros lugares fechados. Para deixar o local seco, coloque desumidificadores nos cantos. Alguns exemplos são gizes, carvão, potes de sílica, dentre outros. Pode-se também usar tintas anti-mofo para pintar o interior do local que irá armazenar os papéis.

Evite alguns cômodos: Alguns cômodos, mesmo que sejam muito bem cuidados, são mais úmidos. Logo, eles devem ser evitados. Os quartos, quando estão com janelas e portas fechadas, atingem até 70% de umidade, o mesmo que os closets. Já os banheiros, 90%. O melhor local para guardar os papéis são as salas, pois elas possuem, de forma geral, apenas 65% de umidade.

Exponha os papéis ao Sol e ar puro: A cada quinze dias, prioritariamente, retire os documentos e dinheiro das caixas, gavetas e outros lugares fechados, e os exponha ao Sol. Os coloque em alguma mesa, perto de uma janela aberta, e deixe por cerca de 15 minutos.

Utilize invólucros plásticos: Use os invólucros plásticos para guardar os papéis. Selecione algumas notas ou documentos, não muitos, e os guarde nos saquinhos. Depois, feche-os bem.

Use pastas, gaveteiros e armários: Use estes locais citados para guardar os papéis. Porém, sempre os limpe internamente com um pano seco.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Conservar Documentos e Dinheiro Sem Mofar?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.