Como Funciona o Cartão Cidadão?

Com a recente liberação do FGTS inativo, muitas pessoas têm tido o seu primeiro contato com o Cartão Cidadão. Porém, o Cartão Cidadão existem há muito tempo e tem vários outros usos, relacionados ao recebimento de benefícios cedidos pelo governo. Com esta ferramenta, pode-se sacar o Bolsa Família, por exemplo.

Este cartão é emitido e também administrado pela Caixa Econômica Federal, o banco que distribui todos os benefícios governamentais e trabalhistas. Portando o cartão e utilizando sua senha, o indivíduo pode usar pontos de atendimento, caixas eletrônicos, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências da Caixa para sacar os valores disponíveis. Abaixo, saiba mais acerca do Cartão Cidadão e como ele funciona.

Como funciona o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão é uma ferramenta utilizada pelo governo federal para administrar todos os benefícios concedidos à população. Utilizando este cartão, os beneficiários podem receber seus benefícios sociais e trabalhistas mais facilmente, sacando-o em caixas eletrônicos, lotéricas, dentre outros locais de atendimento da Caixa Econômica Federal, banco que administra esta vertente governamental.

Para sacar os benefícios, é preciso fazer uma senha, que pode ser feita em alguma agência da Caixa ou em uma Casa Lotérica. Para fazer a senha nas Lotéricas, é necessário antes ligar para o telefone 0800 726 0207 e pedir um agendamento. Deve-se levar um documento de identificação com foto, como a identidade ou a carteira de trabalho. Ainda, pode-se levar o termo de responsabilidade já assinado, que pode ser baixado no site da Caixa, ou o assiná-lo no local.

É recomendado que todos os indivíduos que tenham direito à benefícios trabalhistas ou sociais peçam e utilizem o Cartão Cidadão, pois este é um método muito mais seguro e fácil de realizar o saque dos valores. Por exemplo, atualmente, com a possibilidade de realizar o saque imediato do FGTS, é muito mais fácil utilizar o Cartão Cidadão imediatamente, visto que as agências da Caixa estão muito cheias com esta nova possibilidade.

Saiba como funciona o Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão é utilizado para sacar benefícios sociais e trabalhistas.

Ademais, com o Cartão Cidadão pode-se consultar saldo, sacar valores de benefícios disponíveis, imprimir extratos do FGTS, sacar valores referentes ao PIS, retirar valores do Programa Bolsa Família, do Seguro Desemprego e também os relativos à outros programas sociais do Governo Federal.

Como solicitar o Cartão Cidadão?

Como mencionamos, é indicado que todas as pessoas que recebam benefícios sociais ou tenham a carteira de trabalho assinada, ou tenha tido, possuam o cartão cidadão. Isto facilita a obtenção e retirada de todos estes valores, em muitas situações. Por exemplo, agora, é muito mais fácil retirar o FGTS.

Também, o Cartão Cidadão proporciona mais segurança à todas as famílias não-bancarizadas que recebem benefícios sociais, como Bolsa Família.

Para solicitar o Cartão Cidadão, pode-se realizar o pedido nas agências da Caixa ou pelo telefone 0800 726 0207. Pelo telefone, o pedido é feito facilmente, sem esperar ou enfrentar filas, e o cartão é recebido na casa do titular, em poucos dias. Ainda, para que o atendimento seja mais fácil, em ambos os meios, a Caixa pede que os solicitantes tenham em mãos o número NIS.

O Número de Identificação Social (NIS), também pode ser encontrado pelos nomes PIS/PASEP e NIT. Este número pode ser encontrado na Carteira de Trabalho, nos extratos do FGTS emitidos pela Caixa Econômica Federal e na Carteira de Trabalho.

Ademais, os indivíduos que solicitarem o Cartão Cidadão também podem ir até a agência o pegar, ao invés de esperar que este seja entregue em sua casa. E, após ele ter sido entregue, é necessário fazer a senha.

Quem tem direito ao cartão?

Todo cidadão brasileiro tem direito ao Cartão Cidadão. Porém, para solicitar este cartão, é preciso ter algum benefício para receber. Basicamente, o primeiro grupo que tem direito ao cartão é formado pelos trabalhadores que tiveram ou têm carteira assinada, e que possuam FGTS a receber.

Ainda, tem direito ao cartão pessoas que recebem benefícios sociais. Logo, como pode-se perceber, a maioria dos brasileiros podem precisar do Cartão Cidadão em algum momento de suas vidas.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Funciona o Cartão Cidadão?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.