Como Receber Seu Seguro Desemprego na Lotérica? Tem Limite?

O seguro-desemprego é um benefício cedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que se encaixam todas as condições requeridas. Ele pode ser pago de três a cinco parcelas, que são creditadas em conta. Até 2018 o seguro-desemprego poderia ser pago pelo Cartão Cidadão, na própria agência, em espécie, e em crédito em conta. Porém, hoje em dia, o único método utilizado é o credito em conta-corrente ou poupança Caixa. Ainda, para os que desejam, o recurso pode ser transferido para outra instituição.

Pode-se receber o benefício nos Correspondentes Caixa Aqui, no Autoatendimento da Caixa, nas Agências da Caixa​ e também em qualquer Unidade Lotérica. Para facilitar pode-se sacar o seguro-desemprego nas Lotéricas, visto que elas estão presentes na maioria dos municípios, utilizando o Cartão Cidadão com senha cadastrada. Ainda, nas Lotéricas não há limite para o recebimento.

Sacar o seguro-desemprego nas Lotéricas

A Lotéricas é uma empresa que atua no ramo de loterias, e que é credenciada pela Caixa Econômica Federal desde 1983. Assim, como as Lotéricas são unidades representativas da Caixa, são autorizadas a realizar diversos serviços para deste banco, como pagamentos de cartão de crédito do banco, saques e depósitos em conta-corrente, poupança e Conta Fácil Caixa, consultas de saldo e também abertura de Conta Caixa Fácil.

Ademais, como a Caixa Econômica Federal é o banco utilizado pelo Ministério de Trabalho para distribuir o seguro-desemprego, o serviço de saque do benefício também está disponível nas Lotéricas. Nestes locais, portando o Cartão Cidadão com senha e também o documento de identificação com foto, pode-se retirar todo o valor disponível. Logo, não há limites de valores.

Saiba como receber o seguro-desemprego nas Lotéricas.

O seguro-desemprego pode ser recebido nas Lotéricas, portando Cartão Cidadão e também o documento com foto.

Outras opções de receber o seguro-desemprego

Como mencionamos acima, é possível receber o seguro-desemprego nas Unidade Lotérica, Correspondente Caixa Aqui, Autoatendimento da Caixa e nas Agências da Caixa​. Porém, é preciso reafirmar que o seguro somente pode ser recebido nas contas do banco, pois ele não é entregue em espécie mais, após a decisão do  Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).

O benefício deve ser solicitado na SRTE (Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego), SINE (Sistema Nacional de Emprego) e nos locais credenciados pelo Ministério do Trabalho.

Os prazos de requerimento do benefícios são diferentes, de acordo com os trabalhadores. Para trabalhadores formais,  o seguro deve ser solicitado do 7º ao 120º dia, contados da data de dispensa. Para bolsa qualificação, durante a suspensão do contrato de trabalho, e para o empregado doméstico, do 7º ao 90º dia.

Ainda, para pescador artesanal,  durante o defeso, em até 120 dias do início da proibição. Por fim, para o trabalhador resgatado, até o 90º dia, que conta a partir do resgate.

Os documentos necessários são CPF, documento de identificação, Carteira de Trabalho e Previdência Social e o Documento de Identificação de Inscrição no PIS/PASEP. Além disso, é preciso levar o Requerimento de Seguro Desemprego ou Comunicação de Dispensa impresso pelo Empregador Web no Portal Mais Emprego.

É preciso também apresentar o TRCT (Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho​), com o código 01 ou 03 ou 88, para os contratos mais longos do que um ano de trabalho ou o Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho nas rescisões de contrato de trabalho com menos de um ano de serviço, ou Termo de Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho nas rescisões de contrato de trabalho com mais de um ano de serviço. Por último, é necessário o documento de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos.

As parcelas do seguro-desemprego é calculado de acordo com a média dos últimos três salários, anteriores à demissão. Porém, para os pescadores artesanais, empregados domésticos e trabalhadores resgatados, o valor é de um salário mínimo.

Como o seguro-desemprego é um beneficio pessoal, ele não pode ser recebido por outra pessoa, tirando algumas exceções. São elas morte do segurado, em que serão pagas aos sucessores parcelas vencidas até a data do falecimento, acidente do segurado, impossibilidade de locomoção, ausência civil e prisão, situações em que as parcelas são pagas aos procuradores ou representantes.

 


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Receber Seu Seguro Desemprego na Lotérica? Tem Limite?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.