O Que Pode Usar Para Comprovar Residência?

O comprovante de endereço é solicitado em diversas situações, junto a outros documentos comuns, como identidade, CPF e comprovante de renda. Usualmente o comprovante de endereço é pedido no momento de abertura de conta em banco, para emissão da segunda via de outro documento, dentre outras situações. Porém, muitas pessoas encontram dificuldades para atestarem o seu endereço, seja por morar em aluguel ou por nenhuma conta estar em seu nome.

Assim, iremos falar sobre alguns documentos que podem ser utilizados como comprovante de residência, e como contornar situações mais difíceis. O ideal é que tenha uma conta no seu nome, e que chegue no seu endereço, como a conta de luz ou água. Caso não tenha nenhuma conta vinculada ao seu nome, pode-se utilizar o contrato de aluguel da residência, que lhe relacione, ou mesmo solicitar uma declaração de residência juramentada ao locatário. Abaixo iremos falar mais sobre a comprovação de endereço, confira.

Comprovar Endereço

Em diversos processos e situações são  necessários que o indivíduo comprove o seu endereço. Por exemplo, para contratação de algum serviço bancário ou abertura de conta, o banco exige que o cliente comprove onde é a sua residência, para que ele possa enviar cobranças, cartões, documentos e até mesmo notificações. Ademais, isso dá  fornecedores de serviços mais segurança, pois em casos de inadimplência, as empresas possuem as informações necessárias para que as cobranças sejam feitas.

Comumente, caso um indivíduo não possa comprovar a sua residência, ele não consegue obter os serviços ou documentos que precisa. Por exemplo, para se obter a segunda via da carteira de identidade, deve-se levar algo que ateste a sua residência . Porém, apesar de algumas pessoas acharem difícil, é possível que qualquer um que tenha residência fixa comprove o seu endereço. E, isso pode acontecer mesmo quando a pessoa não possui nenhuma conta ou documentação em seu nome que chegue neste local.

Saiba qual documento usar como comprovante de endereço

A conta de luz pode ser utilizada como um comprovante de endereço.

Documentos comuns

Os documentos mais comuns para comprovação de endereço são IPTU, fatura de cartão de crédito, conta de internet, de TV a cabo, de telefone (celular ou fixo). Ademais, conta de gás, luz, água e também o contrato de locação de imóvel, em que todas as páginas estejam firma reconhecida. Caso você more com os seus pais ou cônjuges, estes documentos podem ser apresentados no nome destes indivíduos, sem a necessidade de nenhuma papelada adicional.

Estes papéis citados devem ter no máximo seis meses. Ou seja, caso você tenha uma conta de luz que tenha sido emitida em janeiro, ela será válida como comprovante de endereço ate junho, sem problemas. Já no caso do contrato de aluguel, ele deve estar vigente.

Não tenho contas no meu nome, e agora?

Como mencionamos, caso você more com seus pais ou cônjuge, é provável que consiga comprovar o seu endereço levando um dos documentos comuns, sobre os quais falamos acima, sem que precise apresentar algo extra. Porém, caso more sozinho, ou com alguém com o qual não possui vínculo familiar de primeiro grau, de relacionamento estável ou de casamento, é preciso prestar mais atenção.

Será necessário levar, para a comprovação de endereço, uma conta no nome da pessoa com a qual mora ou do seu locatário, e também uma declaração de residência, firmada no cartório. Assim, a pessoa titular das contas da residência deve assinar a declaração. Abaixo iremos mostrar um trecho desta declaração, e como ela pode ser escrita:

Eu, (nome do declarante), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), declaro para os devidos fins que (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), possui residência e domicílio à (Rua/Avenida), nº (número) – (bairro), Cep (informar) na cidade de (município) – (UF).

Por ser a expressão da verdade, firmo a presente para efeitos legais.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome do declarante)


RSS por email

Deixe sua opinião “O Que Pode Usar Para Comprovar Residência?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.