DARF Online – Conheça os Códigos e Como Emitir a Guia para Pessoa Físicas

O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) é o documento utilizado para o pagamento de tributos, taxas e arrecadações do governo federal. O DARF é um formulário, por meio do qual ocorre a declaração dos rendimentos e também por onde é possível haver a unificação de todos os pagamentos de impostos.

O DARF possibilita o pagamento de diversos impostos, como o IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) e o IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica), dentre outros. Ele pode ser emitido online pelos programas SicalcWeb e Sicalc, que realiza o cálculo e impressão da guia. Porém, para que o DARF seja emitido corretamente é necessário se informar acerca dos códigos para os pagamentos. Por exemplo, o código para pagamento de imposto sobre ganhos de capital na alienação de bens e direitos é 4600. Abaixo iremos falar mais sobre, confira.

Códigos para Pagamento do DARF

O DARF é pago e calculado mediante a informação de um código, que  é o código de pagamento. Este código deve ser o correto, e pode ser obtido da página de Agenda Tributária da Receita Federal. Abaixo iremos expor alguns dos códigos mais comuns para pessoas físicas, confira.

Porém, para ter acesso a todos os códigos de DARF basta acessar o site que citamos acima ou então a ferramenta da Receita Federal “Consulta Códigos de Receita (Darf e DJE)”. Nessa ferramenta é preciso selecionar a forma de ordenação da procura, além da forma de agrupamentos das receitas. São elas pessoa jurídica, pessoa física, grupo de tributo e receita específica.

Ferramenta da RF para busca dos códigos de pagamento.

A ferramenta do site da RF facilita a busca pelos códigos de pagamento.

É necessário informar o código, no programa Sicalc, juntamente com nome do contribuinte, telefone, prazo de incidência do tributo, número do CPF ou CNPJ, número de referência, data de vencimento, valor a ser pago, multa, juros e finalmente, o valor total.

Como Emitir o DARF para Pessoa Físicas?

Como mencionado, existem dois programas que realizam a emissão do DARF. O SicalcAA e o SicalcWeb. O primeiro necessita de ser instalado no seu computador, mas o segundo pode ser utilizado online nos servidores. O Sicalc AA é de autoatendimento e está disponível para download no site da Receita Federal. Caso você queira realizar o seu cálculo e emissão do DARF online, basta utilizar o “SicalcWeb-  Cálculo e Emissão de Darf On Line de Tributos e Contribuições da Pessoa Física“.

Atualmente, o programa online está passando por alguns problemas técnicos, e por isso está sendo desenvolvida uma nova versão mais eficiente para os usuários. Assim, ele só está disponível, atualmente para pagamento de DARF. Para cálculo e impressão, é necessário ir até o seu correspondente bancário.

Porém, como está explícito no site da Receita Federal, este problema deve ser resolvido brevemente. Assim, para emitir esta via, devidamente calculada, é necessário primeiro inserir o estado e município em que está. Depois, irá começar o preenchimento do DARF, de fato.

Informe a data de pagamento o código do tributo. Após isso, preencha o campo de competência do tributo. Digite o valor em questão do imposto que pagará, e clique em calcular. Depois, será necessário inserir as informações pessoais, como nome completo, telefone, CPF e outros dados.


RSS por email

Deixe sua opinião “DARF Online – Conheça os Códigos e Como Emitir a Guia para Pessoa Físicas

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.