O que é Estorno? Quando Acontece?

Dentro do contexto contábil, estornar algo significa retificar um lançamento, creditando o que havia sido indevidamente debitado, ou vice-versa. É uma ferramenta que boa parte dos bancos e instituições financeiras usam para fim de corrigir erros ocasionais que podem ocorrer tanto por causa do próprio banco quanto por conta do usuário. É uma anulação da transação financeira que foi realizada, se estamos falando do sistema financeiro nacional.

O estorno também pode ser realizado quando há erro de cobrança por parte de alguma loja, ou mesmo no cartão de crédito. Assim, o estorno pode ser solicitado tanto ao comércio responsável pelo erro, quanto à administradora do cartão de crédito. Confira abaixo mais sobre este assunto.

Como Funciona o Estorno?

O estorno pode ocorrer em diversas situações que sugerem erro de cobrança. É até mesmo uma prática comum, feita pelos bancos em até, comumente, 3 dias úteis. O erro pode tanto ter sido ocasionado por empresas, como bancos e comércios, como também pelo próprio cliente.

O erro por parte do cliente é comum em casos de transferências eletrônicas. No caso do TED, quando há alguma irregularidade na conta ou agência da pessoa para a qual o dinheiro será enviado, o banco mesmo toma a iniciativa de estornar a quantia para a sua conta. Porém, quando a quantia é enviada para uma conta diferente, isso é de responsabilidade do cliente e deve ser notificado ao banco.

Quando há este tipo de erro em TEDs, é recomendado que o usuário comunique a instituição financeira o mais rápido possível, visto que o TED é um método de transferência quase que imediato. Podem haver complicações caso o dinheiro entre na conta do usuário e ele o utilize. Desta forma, o estorno do dinheiro ser mais difícil de ocorrer.

Saiba como é feito o estorno.

O estorno é a devolução de um valor.

Mas, no caso do DOC, a quantia pode entrar na conta no destinatário em ate dois dias úteis, dependendo da hora em que a transferência foi feita. Assim, o cliente, ao perceber o erro, deve entrar em contato com o banco com urgência ou mesmo cancelar o agendamento do DOC no seu próprio aplicativo.

Outro caso passível de estorno são cobranças indevidas no seu cartão de crédito. Estas cobranças são, de forma geral, erros das empresas. Por exemplo, nos casos em que a maquininha de cartão apresenta um erro na hora do seu pagamento, e você passa o cartão novamente e são geradas duas cobranças. Nestas situações mais simples, é muito fácil de resolver. Basta entrar em contato com a administradora do cartão de crédito ou com a própria empresa que fez a cobrança, para obter o estorno.

Existem ainda casos mais graves, como quando são cobrados valores a mais, seja em duplicidade ou em forma de tarifas. Quando estes valores são cobrados e você já os quitou, é possível pedir o estorno e ainda o recebimento duplo do valor excedente, caso seja comprovada a má fé da empresa na cobrança. Lembrando que, apenas é feito este procedimento de recebimento duplo de indébito quando o valor já foi pago.

É interessante ressaltar que o cliente pode solicitar que o estorno seja feito em dinheiro ou como crédito. Isso é uma escolha do usuário, que deve ser respeitada. Quando a cobrança indevida é feita no seu cartão de crédito, o estorno comumente é feito como crédito no seu limite. No cartão de débito, como devolução de dinheiro.

Mas, e se não houver erro da empresa, tem como haver o estorno? Muitas pessoas têm dúvidas quanto a estas situações, por exemplo nos casos de compras pela internet. Comumente, nestes casos, as empresas dão um prazo para que cliente desista da sua compra e a devolução do dinheiro seja feita. Por isso, fique atento.

Como evitar estas situações?

Por mais que o procedimento para estorno seja relativamente simples e rápido, é melhor que tais situações sejam evitadas. Muitas vezes, o estorno é um valor alto, que até ser recebido de volta, pode fazer falta.

Portanto, na hora de realizar compras no crédito, sempre fique atento aos sites e também ao valor que será cobrado. Nunca faça uma compra sem também atestar a confiabilidade do site. Procure por opiniões prévias, pois muitos sites podem capturar os seus dados ou mesmo cobrar valores a mais.

Em compras presenciais, sempre se atente no valor cobrado e à possíveis erros das maquininhas. Caso a máquina apresente erro e você já tenha inserido sua senha, confira no aplicativo do seu banco se o valor foi debitado. Esta é uma ótima forma para se evitar de ser cobrado em duplicidade.


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