O que São Serviços Essenciais? Como Ter uma Conta Bancária Sem Tarifas?

Atualmente, as despesas com as tarifas dos bancos pelos serviços e manutenção contas bancárias devem fazer parte dos planejamentos financeiros dos indivíduos e famílias. Isso porque elas não são baixas, e no final do mês, podem representar uma parcela grande dos gastos. Porém, estas tarifas são cobradas apenas quando são efetuadas mais operações do que as permitidas no pacote essencial de serviços, ou quando estas operações não estão inclusas. Entretanto, caso você queira manter uma conta bancária sem pagar tarifas, basta solicitar o pacote de serviços essenciais e utilizar apenas a quantidade de operações não tarifadas.

O Bacen, Banco Central do Brasil, regulariza a oferta de serviços bancários, e determina que todos os bancos devem oferecer aos seus clientes uma conta sem tarifas, com um pacote de serviços essenciais. Estes são consultas de conta pela internet, emissão de extrato bancário, saques, transferências entre contas da mesma instituição, fornecimento de cartão de débito e também de folhas de cheques. Ou seja, desde que os usuários respeitem a quantidade de serviços inclusos no pacote básico, eles não terão quaisquer custos com a conta. Ademais, também é possível obter contas de bancos digitais sem tarifas.

Serviços Essenciais

Como mencionamos, por determinação do Banco Central Brasileiro, todos os bancos devem fornecer aos seus clientes contas básicas, com pacote de serviços essenciais e sem tarifas. São aqueles serviços imprescindíveis para a movimentação da conta, permitindo o saque de quantias, envio de dinheiro para contas na mesma instituição, etc. Os serviços essenciais suprem a necessidade principal das contas bancárias, que é realizar pagamentos e transferências. Porém, existe um limite de operações essenciais que podem ser feitas sem a cobrança de tarifas.

É obrigatório que todos bancos proporcionem, gratuitamente, o fornecimento é entrega de cartão com função débito, realização de até quatro saques e de até duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês. Além disso, deve-se haver fornecimento de até dois extratos, por mês, consultas pela internet e fornecimento de até 10 folhas de cheques por mês.

Saiba quais são os serviços bancários essenciais.

Acima pode-se conferir quais são os serviços essenciais determinados pelo Bacen.

Isto é benéfico para pessoas que não tenham a necessidade de movimentar a conta com muita frequência, realizando transferências para outras instituições, muitos saques, etc. Essa conta também pode ser utilizada como uma conta reserva, para guardar certa quantia de dinheiro. Ela foi criada pela Resolução nº 3.919/2010, do CMN, Conselho Monetário Nacional. Todos os serviços excedentes são cobrados avulsamente, e eles podem apresentar altos custos.

Como ter uma conta sem tarifas?

Mostramos acima que as contas básicas, que possuem apenas o pacote de serviços essenciais, pode ser uma opção para quem deseja obter uma conta sem pagar tarifas bancárias. Porém, graças à modernização e tecnologias, esta não é a última opção. Já estamos acostumados de pagar tarifas altas para serviços bancários muito importantes, como o TED. Agora, com os bancos digitais, isso pode parar de existir em um futuro próximo.

Hoje em dia já existem diversos bancos digitais que oferecem contas extremamente funcionais, possuindo as mesmas características de contas tradicionais, sem tarifas. Isso porque os bancos digitais cortam diversos gastos, como os tido com a manutenção de agências por todo pais. Assim, eles podem repassar esta economia para os seus clientes, e assim aumentar o seu público cada vez mais.

Um dos exemplos mais famosos de contas digitais é a NuConta, que cobra seus clientes apenas pelos saques, que são R$6,50 por operação. Todos os outros serviços disponíveis são gratuitos e ilimitados. E, esta tarifa do saque pode ser contornada, realizando transferências. Esta conta ainda rende 100% do CDI, com liquidez diária.

Outro banco digital é o Inter. A conta oferece todos serviços gratuitos, inclusive os saques realizados na Rede Banco24Horas. Ou seja, a conta digital Inter oferece TEDs ilimitadas, saques na Rede Banco24Horas, cartão sem anuidade, compras e transferências por QR Code, depósito de dinheiro por boleto, depósito de cheque por imagem, pagamento de contas, seguros e recarga de celular.

Assim, o indivíduo não está limitado apenas às contas bancárias básicas tradicionais, com quantidade de serviços limitada, ele também pode optar pelas contas digitais. Caso ele já tenha uma conta no banco, mas queira transforma-la em uma conta básica, excluindo o pacote de serviços, basta solicitar que esta mudança seja feita, no seu banco.


RSS por email

Deixe sua opinião “O que São Serviços Essenciais? Como Ter uma Conta Bancária Sem Tarifas?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.