Como calcular a margem de lucro de um produto: passo a passo!

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Entender o que significa e como calcular margem de lucro é algo fundamental para descobrir qual o real retorno obtido pela sua empresa. Confira o passo a passo para calcular a margem de lucro do seu negócio!

Escrito por: Victor Leitão - atualizado em: 19/04/2024

Saber como calcular a margem de lucro de um produto é fundamental para que a empresa possa crescer e alcançar seus objetivos.

Esse é um dos principais indicadores financeiros, e é importante ter esse valor bem determinado durante suas análises.

Caso contrário, não será possível entender o momento da empresa, quais as estratégias necessárias para ter mais faturamento ou qual o papel de cada mercadoria nos lucros.

Por esse motivo, vale a pena entender mais sobre essa métrica e quais são as variáveis que interferem no seu valor final.

Veja como calcular a margem de lucro de um produto com facilidade e saiba o que considerar ao aplicar essa fórmula na sua análise financeira.

O que é margem de lucro?

A margem de lucro é um indicador financeiro usado para avaliar a porcentagem que um produto ou serviço corresponde aos ganhos da empresa.

Na prática, é um cálculo que define quanto o negócio ganhou com a venda, subtraindo suas despesas e custos de produção.

Determinar esse valor em percentual auxilia na visualização dos resultados da empresa, além de ajudar a compreender mais sobre a situação empresarial e as melhores estratégias para reduzir os gastos e potencializar os recebimentos com as vendas.

Vale ressaltar que existem maneiras diversas de calcular essa margem, considerando diferentes despesas e descontos.

Por esse motivo, é um indicador flexível, e presente na maioria das análises financeiras que uma empresa realiza no dia a dia.

Além disso, o conceito pode ser aplicado de formas distintas. Isso, porque aprender como calcular a margem de lucro de um produto é diferente de um serviço.

Enquanto a mercadoria considera elementos como custos de produção, matéria-prima e outras despesas relacionadas, o serviço possui uma avaliação mais subjetiva, considerando a mão de obra e o tempo do profissional, por exemplo.

Dessa forma, pode ser mais simples calcular a margem de produtos, mas a estratégia é a mesma para empresas que disponibilizam artigos ou prestação de atendimento.

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Margem de lucro bruta e líquida: qual a diferença?

A margem de lucro bruta considera os descontos apenas para os custos de produção, enquanto a margem líquida abate outras despesas do total, como, por exemplo:

  • impostos sobre faturamento;
  • tributação e encargos sobre folha e outros;
  • aluguel ou manutenção da sede;
  • telefone, água, luz;
  • despesas administrativas.

Antes de aprender como calcular a margem de lucro de um produto, é importante entender a diferença entre cada categoria, uma vez que seus resultados são diferentes.

Na prática, o lucro líquido é o valor restante após subtrair todos os tipos de despesas, enquanto o lucro bruto considera apenas os custos de mercadoria ou serviços,

Por exemplo, uma empresa realiza a venda de uma mercadoria por R$1 mil e gasta R$500 para elaborá-lo. Nesse caso, ao aprender como calcular a margem de lucro de um produto para verificar os retornos brutos, basta descontar os custos de produção.

Assim, a margem de lucro bruto é de 1000 – 500 = R$500. Realizando a conversão para porcentagem, o valor seria de 50%.

Enquanto isso, a margem de lucro líquida desconta também outros gastos, como impostos, despesas administrativas e custos variados que influenciam na produção.

No exemplo, considere que o valor desses custos adicionais seria de R$100. Logo, na subtração, a margem de lucro líquida seria de 1000 – 500 – 100 = R$400, com um percentual de 40%.

Entender essa diferença é importante para realizar uma análise completa e sólida na empresa.

O que é margem de lucro operacional?

Vale ressaltar que existem outros tipos de margem de lucro, como a operacional, que subtrai da receita total apenas as despesas comerciais.

Nesse caso, são os custos relativos ao funcionamento do negócio, ou seja, da operação. Essa conta considera outros valores além da produção, como a depreciação da mercadoria.

Para calcular, basta diluir os gastos de fabricação e administrativos no valor total, e realizar a mesma conta, subtraindo da receita total.

Dessa forma, o gestor poderá ter uma visão mais ampla sobre a situação da empresa, verificando não apenas quanto obtém a cada venda, mas também qual o faturamento real a partir de todos os tipos de custos.

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Por que é importante saber como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço?

Saber como calcular a margem de lucro de um produto é importante para o gestor ter um controle mais sólido das finanças da sua empresa, além de tomar decisões mais assertivas para buscar um crescimento saudável.

Veja os principais motivos para realizar essas avaliações periodicamente no seu negócio:

Conhecer o faturamento

Indicadores como a margem de lucro são fundamentais para conhecer o verdadeiro retorno da empresa.

É comum que os gestores, especialmente iniciantes, tenham dúvidas sobre qual métrica avaliar para conhecer seu lucro verdadeiro.

Sem aplicar fórmulas mais específicas de avaliação, o empreendedor pode avaliar números que não representam o cenário real da companhia no momento.

Assim, aprender como calcular a margem de lucro de um produto pode ajudar a entender o momento financeiro da companhia, além dos resultados reais que alcança com suas vendas.

Afinal, o faturamento bruto nem sempre representa a quantidade real de capital que o negócio possui, pois precisa quitar suas despesas e descontar certos gastos que mantêm as atividades em operação.

Por esse motivo, para conhecer o verdadeiro lucro da empresa, é fundamental implementar essas métricas nas suas análises periódicas. 

E não apenas uma porcentagem, mas as diferentes categorias, para ter uma visão mais completa sobre a empresa em cada aspecto, comparando os gastos e ganhos de forma geral e segmentada.

Estratégias mais assertivas

Com base nesses resultados, o gestor poderá elaborar estratégias mais assertivas para a empresa ter um crescimento saudável e bom faturamento.

Isso, porque é necessário entender o momento do negócio e como ele se posiciona financeiramente.

Mesmo com uma quantidade de vendas considerável, a companhia pode não estar identificando seu faturamento, ou vendo seu patrimônio aumentar.

Nesse caso, existem alguns gargalos que impedem o aproveitamento real do faturamento, ou as despesas estão significativamente altas, de modo que não é possível ver um retorno de capital.

Assim, ao aprender como calcular a margem de lucro de um produto, os gestores terão uma visão clara sobre os números da empresa.

Posteriormente, poderão elaborar estratégias que sejam assertivas para o empreendimento no momento. Por exemplo, implementar campanhas de redução de gastos ou buscar aumentar as vendas para obter mais faturamento.

Esses e outros entendimentos só são possíveis ao usar métricas de avaliação financeira, como as margens de lucro.

Precificação adequada

Ainda, para uma empresa crescer e se consolidar no mercado, precisa de uma precificação adequada da sua mercadoria.

Os valores não podem ser consideravelmente altos, para não afastar o público-consumidor, mas também precisam cobrir as despesas e contribuir para a expansão do patrimônio líquido da companhia.

Encontrar esse equilíbrio pode ser complexo, especialmente para gestores que não utilizam métricas financeiras para conhecer melhor sua empresa.

Por isso, é importante saber como calcular a margem de lucro de um produto antes de elaborar suas estratégias ou mesmo disponibilizar os itens para venda.

Ao fazer previsões de faturamento e comparar com os custos, a equipe poderá entender se aquele valor consegue cobrir os gastos e, ainda, contribuir para uma receita positiva.

Assim, é fundamental realizar essa análise não apenas após as vendas, mas também em projeções antes de disponibilizar uma mercadoria.

Essas informações tornam as estratégias mais sólidas, além de permitir que o gestor possa acompanhar os resultados e comparar com índices concretos.

Ainda, também complementa a análise de mercado que o gestor realiza para entender qual a precificação adequada para seu produto.

Com uma visão mais detalhada, é possível ser mais assertivo na definição de valores, permitindo que a empresa seja melhor sucedida em suas investidas.

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Passo a passo: como calcular margem de lucro de um produto ou serviço

Após entender a importância de usar essas métricas nas suas avaliações cotidianas, vale a pena conferir como calcular margem de lucro de um produto.

Confira o passo a passo para facilitar sua análise e implementação dessa fórmula, seja em uma empresa de pequeno ou grande porte. Veja as etapas:

1. Determine seus custos

A princípio, é importante que a empresa saiba quais são seus custos. Esses são os gastos relacionados à produção de uma mercadoria, como:

Em outras palavras, são os gastos relacionados diretamente com o seu produto. Ainda, se desejar calcular a margem de lucro de um serviço, também deve considerar os custos para realizar essa prestação, como mão de obra e materiais.

Uma vez que esses custos são necessários para produzir o produto, é fundamental que tenha esses números bem definidos para aplicar na fórmula posteriormente.

2. Avalie suas despesas

Enquanto isso, também é importante saber quais as despesas da sua empresa para aprender como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço.

Trata-se dos gastos relacionados com despesas administrativas, como:

  • salário de funcionários;
  • aluguel do local;
  • serviços terceirizados.

Na prática, são valores que contribuem para manter o negócio funcionando, mas oferecem impacto direto no produto.

Assim, se não forem pagos, teoricamente a mercadoria ainda poderia ser produzida. No entanto, seria realizado com menos praticidade ou profissionalismo, por exemplo, sem um lugar adequado ou funcionários especializados.

Por isso, também é um item da fórmula que precisa ser considerado. Como existem várias categorias de despesas, é possível aprender como calcular a margem de lucro de um produto de diferentes maneiras.

Em alguns casos, vale a pena considerar todas as despesas, para obter uma porcentagem mais concreta. Contudo, o gestor tem autonomia para escolher qual fórmula se enquadra melhor no momento atual.

3. Determine sua receita

Para saber como calcular a margem de lucro de um produto, é importante ter a sua receita, além dos custos e despesas.

Afinal, será desse valor que o gestor poderá subtrair os gastos e encontrar o verdadeiro retorno obtido com a venda.

Também existem várias formas de determinar essa variável, considerando o que melhor se adequar ao que você busca no momento.

Por exemplo, a conta pode ser feita somente com o preço de venda do produto, ou de uma quantidade específica de mercadorias.

Algumas companhias também determinam a margem de lucro total em um período, como mensalmente. Dessa forma, pode encontrar a participação de cada artigo nos lucros totais.

Por ser um indicador flexível, é possível usar a receita que melhor combinar com a estratégia de avaliação, seja individual ou por lotes de mercadorias.

Entretanto, para quem está começando, pode ser mais interessante utilizar variáveis únicas, para entender como o total se comporta e ter uma visão mais simples de compreender.

Esses valores podem ser encontrados nos relatórios de vendas ou por meio da sua ferramenta de controle financeiro, como sistema integrado ou mesmo planilhas de dados.

4. Utilize a fórmula

Finalmente, para saber como calcular a margem de lucro de um produto, basta utilizar a fórmula total para encontrar seu percentual. As variáveis são:

ML = {[P – (C + D)] / P]} x 100, onde:

  • ML = margem de lucro; 
  • C = custos; 
  • D = despesas;
  • P = preço.

Na prática, a margem de lucro é a combinação do preço do produto menos os custos e despesas somados. A multiplicação por 100 permite encontrar na forma de porcentagem.

Além disso, vale reforçar que, na aplicação, é possível substituir o preço do produto pela receita total da mercadoria, se desejar, apenas incluindo o número de produtos considerados.

Basta substituir todas as variáveis pelos valores já determinados e fazer a conta. Vale lembrar que existem diversas ferramentas que aplicam esse cálculo automaticamente, sem precisar realizá-lo manualmente. 

Exemplo prático

Considere um exemplo prático de um computador que possui preço final de R$ 3 mil. Já seus custos de produção, com peças e mão de obra, são de R$ 1.500. 

Além disso, a empresa possui despesas de R$200 e impostos de R$100, que também são custos relacionados ao produto. Aplicando na fórmula, temos: 

ML = {[P – (C + D)] / P]} x 100

ML = {[3.000 – (1.500 + 200 + 100)] / 3.000} x 100

ML = {[3.000 – 1.800] / 3.000} x 100

ML = [1.200 / 3.000] x 100

ML = 0,4 x 100

ML = 40%

Nesse exemplo, a margem de lucro desse computador é de 40%. 

Como saber se a margem de lucro do meu negócio é boa?

Saber se a margem de lucro de um produto é boa depende de uma avaliação individual a partir da atuação da empresa e do seu segmento.

Isso, porque é uma comparação subjetiva, uma vez que cada negócio funciona de determinada maneira, com seus próprios objetivos.

Na prática, produtos considerados de luxo costumam ter uma margem de lucro mais alta, enquanto mercadorias de uso diário ou mais populares possuem retorno percentual menor.

Afinal, os processos de fabricação são diferentes, além dos custos que cada empresa tem. Para quitar todas as despesas, é importante ter uma receita à altura. 

Da mesma forma, produções mais em conta, com preço final acessível, geralmente não possuem tantos custos, e, por isso, tem porcentagem menor.

A recomendação para saber como calcular a margem de lucro de um produto e saber se ela é boa é comparar com seus próprios resultados.

Veja se a companhia teve um crescimento ou declínio desse percentual, e avalie o que está diferente dos resultados passados.

Desse modo, poderá determinar se houve alguma mudança que fez com que o lucro caísse, e, assim, verificar se é um bom retorno.

Enquanto isso, também é importante ter um parâmetro de comparação do mercado, para verificar como seus concorrentes estão posicionados.

Mesmo sendo empresas distintas, pode ser uma alternativa para entender se a sua empresa está apresentando valores positivos ou não.

Porém, lembre-se que essa avaliação é individual, e depende não apenas do seu segmento, mas também de como sua empresa administra as despesas e enxerga seu porcentual de faturamento.

Ao utilizar uma fórmula simples, será mais fácil ter controle sobre seus lucros e encontrar as melhores estratégias para ter um crescimento saudável.

E aí, o que achou do artigo sobre como calcular a margem de lucro de um produto? A sua opinião é muito importante para nós, portanto, não se esqueça de deixar seu comentário.

Agora, antes de ir embora, que tal conferir alguns dos outros artigos que já publicamos aqui no iMaquininhas? Além de máquinas de cartão, falamos bastante sobre pequenos negócios. Veja algumas publicações:

Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. Qual a fórmula do lucro?

    A fórmula da margem de lucro é ML = {[P – (C + D)] / P]} x 100, onde Margem de Lucro = {[Preço do produto – (Custos + Despesas) / Preço]} x 100. Por exemplo, um sapato que custa R$100 e tem preço de produção de R$20, mais R$20 de despesas gerais, terá margem de lucro de {[100 – (20 + 20)] / 100] x 100 = [(100 – 40) / 100] x 100 = 60 / 100 x 100 = 60%.

  2. Como é calculado o lucro?

    O lucro é calculado com base em 3 variáveis: o preço do produto individual, os custos e as despesas da empresa. Soma-se os custos e despesas, depois subtrai-se o valor da soma do preço do produto. Em seguida, divide-se o valor encontrado pelo preço do produto e, por fim, multiplica-se por 100 para encontrar a porcentagem.

  3. Quantos por cento colocar em cima de um produto?

    A margem de lucro ideal dependerá da empresa e dos seus objetivos. Dependendo das metas do negócio, precisará de um percentual de lucro maior para crescer mais rapidamente.

  4. Quantos por cento devo ter de lucro?

    O percentual de lucro indicado dependerá da sua empresa, área de atuação e objetivos. A maioria dos gestores busca margens acima de 50%, mas não existe um valor certo ou errado.

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