Press "Enter" to skip to content

Alguém Pode Cancelar um TED? E o DOC, Pode Ser Cancelado em Quanto Tempo?

Last updated on 17/09/2019

A TED (Transferência Eletrônica Disponível), é um trâmite financeiro sem limite de valores, por meio do qual o dinheiro cai na conta do beneficiário em até uma hora. Logo, é um processo de transferência quase instantâneo. Já o DOC (Documento de Ordem de Crédito) é um método diferente de transferência, cujo os valores podem ser creditados na conta destino em até dois dias úteis, dependendo do horário no qual a operação foi realizada.

É preciso muita atenção e também certeza na hora de realizar estas transferências, pois o cancelamento pode ser complicado ou até mesmo impossível de ser feito. Como a TED é uma operação efetivada quase que imediatamente, ela não é passível de cancelamento, a não ser que seja agendada. Entretanto, o DOC pode se cancelado na agência, pela Central de Atendimento ou até mesmo online. Porém, casa instituição bancária pode determinar um limite máximo de tempo para o seu cancelamento.

Cancelamento de Transferências

A Transferência Eletrônica Disponível, também chamada de TED, é uma operação na qual são feitas transferências entre contas de bancos diferentes. Não há limite de valores nesta operação, e ela é compensada em até uma hora. Nos casos mais comum, o dinheiro chega na conta do destinatário em alguns minutos, desde que esta transferência seja feita no horário permitido pelo banco. Comumente, até as 17h.

Já o Documento de Ordem Crédito, DOC, é uma operação que possui limites de valores, pois pode-se transferir até R$ 4.999,99. Ademais, o DOC também possui um prazo de efetivação mais longo. O dinheiro pode cair na conta do beneficiário em até dois dias úteis, de acordo com o horário no qual a operação foi realizada.

Saiba como realizar o cancelamento de transferências
O cancelamento de transferências pode ser feito, na Caixa Econômica Federal, por meio da Internet, como pode-se ver acima.

Para que o DOC seja efetivado no próximo dia útil, ele deve ser feito até às 21h59. Porém, caso ultrapasse este horário, o dinheiro só irá ser recebido no segundo dia útil. Por exemplo, caso um DOC seja feito na sexta-feira, ele pode ser efetivado na segunda-feira ou terça.

Devido à rapidez da TED, esta operação não pode ser cancelada a não ser que ela seja agendada, pois ela é aprovada e logo em seguida o dinheiro cai na conta do beneficiário. Logo, em apenas poucos minutos a transação é finalizada. O mesmo ocorre com a TEF.

Porém, como o DOC possui um prazo mais longo de efetivação, esta operação pode ser cancelada, pois ela é agendada para ser efetivada em outro dia útil. A transferência pode ser cancelada presencialmente, por telefone ou mesmo pela Internet. Abaixo, confira como o cancelamento pode ser feito em alguns bancos.

Itaú: No Itaú, pode-se cancelar DOCs e também TEDs que tenham sido agendados. O cancelamento do DOC pode ser feito somente na agência do cliente que realizou a operação, até as 16h da data da emissão. Também, DOC, TED ou transferência entre conta Itaú podem ser canceladas até às 23h59 do dia útil anterior à data programada para transferência. Basta acessar a conta corrente e digitar “cancelar agendamento” no campo de busca. Também, pode cancelar o agendamento no caixa eletrônico Itaú, clicando em “Mais opções”,  “Transferência” e “Cancelamento de Operações Agendadas”.

Banco do Brasil: No Banco do Brasil, enquanto a transferência estiver como agendamento, a operação poderá ser cancelada através da opção “Transferências” e “Cancelamento de Agendamentos”, que pode ser encontrada na versão aplicativo do Gerenciador Financeiro. Caso o débito em conta corrente já estiver processado, não será possível realizar o cancelamento.

Caixa Econômica Federal: Na Caixa, também pode-se realizar o cancelamento de transferências por meio da Internet. Basta entrar em “Consulta/Cancelamento de Pagamento Agendado” e selecionar o pagamento que você deseja cancelar. Porém, da mesma forma que os outros bancos, pode-se cancelar apenas as operações que ainda não foram efetivadas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *