Como Fazer Transferência no Fim de Semana? Quando Cai o TED e DOC no Sábado, Domingo e Feriado?

Hoje em dia, é muito mais fácil e seguro que o indivíduo lide com transações eletrônicas, sem que tenha dinheiro vivo envolvido. Assim, ele se resguarda, diminuindo as chances de ser furtado, e também consegue realizar pagamentos para pessoas e comércios que estão distantes. A transferência eletrônica é um dos métodos que podem ser utilizados para que o trâmite financeiro seja feito. Entretanto, tanto o TED quanto o DOC possuem limitações, no que se trata de valores, horários de efetivação, etc.

Em dias úteis, comumente até as 17 horas, as Transferências Eletrônicas Disponíveis (TED), caem em cerca de uma hora na conta destino, no mesmo dia. Já os Documentos de Ordem de Crédito (DOC), feitos usualmente até às 21h59, são compensados no próximo dia útil. Assim, é preciso que o indivíduo que irá realizar uma transação eletrônica preste muita atenção nos horários limites e dias, para que não façam as operações de forma equivocada. As transferências feitas nos fins de semana ou feriados cairão apenas no próximo dia útil.

Transferências em Dias Não-Úteis

As transferências feitas em dias úteis podem ser compensadas no mesmo dia ou no seguinte. No caso do TED, se ele for feito até o horário limite do seu banco, que comumente é 17 horas, a operação é efetivada na mesma hora. A Transferência Eletrônica Disponível é utilizada para transferir grandes quantias de dinheiro, uma vez que o Documento de Ordem de Crédito (DOC), possui um limite de R$ 4.999,99.

Além disso, o DOC também não é uma operação tão rápida de ser feita, os valores são efetivados apenas no próximo dia útil, caso a operação seja realizada até o horário limite dos bancos, que de forma geral é 21h59. Se a operação for feita depois deste horário, o valor só cairá na conta destino no segundo dia útil.

As transferências nos fins de semana serão efetivadas no próximo dia útil.

Então, como percebe-se, as transferências eletrônicas possuem limites, tanto de valores, quanto de horários e dias. E, nem todos os bancos possuem os horários iguais, nos dias úteis. Em relação ao Itaú e Santander, o horário para que sejam feitas as operações é de 8 às 17h. No Banco do Brasil, de 7:30 às 17h, e na Caixa Econômica Federal, de 7 às 17h. Por fim, no Bradesco, 6:30 às 17h. Visto isso, é preciso ficar atento para realiza-las nos períodos permitidos, para que sejam efetivadas o mais rapidamente possível.

Em relação aos dias que não são úteis, como sábados, domingos e feriados, as transferências não são efetivadas. Nestes dias, o DOC ou TED é agendado para outro dia. Existem algumas possibilidades relativas a quando a operação será compensada, de acordo com os horários.

TED

No que se trata das Transferências Eletrônicas Disponíveis, feitas na sexta-feira até as 17 horas, o dinheiro irá cair na conta no mesmo dia, em até 60 minutos. Na sexta, após as 17 horas, a TED será agendada para o próximo dia útil. Nesse caso, se a segunda-feira não for feriado, cairá neste dia.

Se a TED for feita aos finais de semana e feriados, será agendada para o próximo dia útil. Porém, deve-se ficar atento para o agendamento, pois alguns bancos não o fazem de forma automática.

DOC

Para os DOCs feitos na sexta-feira, até 21h59, o valor cairá na conta no próximo dia útil, na segunda-feira. Entretanto, se for feito após as 22 horas, a compensação não irá ocorrer no próximo dia útil. Nesta situação, o dinheiro irá cair apenas na terça-feira.

Se o DOC for feito aos finais de semana ou feriados, a transferência será registrada apenas no próximo dia útil. Logo, ele irá cair no segundo dia útil. Isso pode ser um incômodo. Por exemplo, caso seja feriado em uma quinta-feira, e o DOC seja solicitado neste dia, ele só irá ser realmente efetivado na segunda-feira.

 


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Fazer Transferência no Fim de Semana? Quando Cai o TED e DOC no Sábado, Domingo e Feriado?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.