Como Não Ter Erro em TED e DOC?

As transferências bancárias são um dos métodos mais utilizados para enviar dinheiro para outras pessoas. Hoje em dia, com a internet, as transferências são feitas rapidamente, e também de forma muito fácil. Porém, ainda com esta facilidade, podem acontecer erros. E, estes erros podem ocasionar situações de não recebimento do dinheiro. Os mais comuns são transferências feitas com dados do beneficiário errados, e também erros de valor.

Para evitar que aconteçam erros em TED e DOC é importante que, na hora de inserção das informações, o indivíduo tenha muito cuidado. Caso você tenha uma grande quantidade de dinheiro para ser enviado, também pode optar por enviar uma pequena parte primeiro, e se certificar que o beneficiário a recebeu. O imprescindível é sempre prestar muita atenção na operação. Abaixo iremos falar sobre os erros mais comuns, e também como evita-los.

Como evitar os erros?

Os erros mais comuns que podem acontecer, tanto em TEDs quanto em DOCs, é a inserção de informações erradas do beneficiário. Isso pode acontecer na parte da agência, conta, tipo de conta ou até  mesmo no valor. Ainda, no DOC, pode ocorrer erros na hora de optar por uma data da transação. Comumente, quando acontecem estas situações, o dinheiro volta para a sua conta em até três dias úteis, quando o banco identifica que não existe uma conta com os dados indicados.

Porém, estes erros podem causar situações mais graves, quando existem contas cuja as informações coincidem com os seus erros. Assim, o dinheiro pode cair na conta errada, e isso pode gerar muita dor de cabeça. A fim de evitar este tipo de situação, é necessário ter muita atenção na hora de inserir suas informações.

Saiba como evitar os erros nas transferências.

A desatenção dos indivíduos pode ocasionar erros, e por isso o mais importante é sempre prestar muita atenção nos dados inseridos.

Esteja sempre atento às informações da conta, agência e do beneficiário. Sempre confira duas vezes o CPF e nome completo do indivíduo, além de todos os outros dados. Você pode também pedir para que outra pessoa confira os dados, para que ela possa também atestar que está tudo certo. Observe ainda se o valor está correto.

O que fazer caso haja erros?

Infelizmente, mesmo que prestemos muita atenção, é possível que erros ocorram. Na correria do dia-a-dia, podemos inserir informações erradas, e ocasionar situações complicadas. Caso você perceba, logo após a realização da transação, que você inseriu dados incorretos, entre em contato com o banco.

Ligue diretamente para a Central de Atendimento do seu banco ou então vá até a sua agência. Caso isso seja feito antes que a transação seja processada, ela pode ser cancelada. O TED é efetivado quase imediatamente, e por isso nesta situação pode não ser possível. Porém, o DOC pode demorar até dois dias úteis para ser efetivado, e por isso, possui um prazo maior para que seja solicitado o cancelamento.

É importante que entre em contato com o banco imediatamente, pois o dinheiro pode tanto voltar pra sua conta, quanto também pode cair na conta de outro indivíduo. Caso aconteça a segunda opção, e a conta for no mesmo banco, a instituição tentará entrar em contato com o cliente para solicitar a devolução do dinheiro. Entretanto, caso a conta esteja em outro banco, poderá ser fornecido para você apenas as informações básicas do indivíduo. Não é obrigação do banco resolver esta situação para você.

Entre em contato com o outro banco, e, caso a pessoa que recebeu o dinheiro se recuse a devolve-lo, você pode registrar um B.O para formalizar a situação. Isso pode ser feito no site da Secretaria de Defesa ou Segurança. É importante que, em todas as fases, você guarde as informações e documentos, comprovando a veracidade da situação e corroborando para que você recupere a quantia.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Não Ter Erro em TED e DOC?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.