DOC ou TED Errado- Tem Como Consertar?

A TED (Transferência Eletrônica Disponível) e o DOC (Documento de Origem de Crédito) são transferências bancárias realizadas por diversos indivíduos. Estes são meios rápidos e fáceis que podem ser utilizados para enviar dinheiro de uma conta para a outra. Ainda, utilizando o TED, o dinheiro cai na conta do beneficiário em até uma hora, caso a operação seja feita dentro do horário limite.

Porém, para realizar uma transferência bem sucedida, é necessário realizar a operação com os dados corretos, inserindo-os atentamente e de forma cuidadosa. Assim, a operação irá ser compensada na conta correta. Caso sejam inseridos dados errados, a TED e o DOC podem ser estornados ou mesmo cair em contas as quais não eram destinadas.

Quando ocorrem estas situações, em que as transferências possuem dados incorretos, não é possível consertá-las, visto que não é possível alterar os dados da TED e do DOC após a confirmação destas operações. Entretanto, pode-se cancelar a TED, caso ela seja agendada, e o DOC, até as 16 horas do mesmo dia útil em que ela foi realizada.

TED e DOC erradas

Ao realizar uma transferência bancária, é necessário ter muita atenção com todas as informações que forem inseridas. Principalmente, quando estas transações forem feitas por meio de aplicativos ou Internet Banking, o cliente bancário pode errar algum número ou letra, na hora da digitação.

Quando ocorrem estes erros, as transferências podem ser estornadas, caso o banco não encontre correspondência entre as informações e uma conta, ou então, em casos mais graves, o dinheiro pode cair na conta errada.

Saiba como cancelar transferências feitas erradas.

Não é possível alterar os dados de transferências após o envio destas, mas pode-se cancelá-las.

Por isto, é muito importante realizar as transferências bancárias com atenção, inserindo sempre as informações corretas e, depois, as conferindo. Infelizmente, caso perceba que realizou uma TED ou DOC com dados errôneos, não é possível consertá-la, visto que não pode-se alterar as informações após a operação ser concluída.

Assim, a prevenção sempre é o mais recomendado. Mas, caso já tenha cometido o erro, pode-se cancelar a operação. É possível cancelar a TED apenas caso ela seja agendada. Se ela for realizada para compensação na hora, não é possível cancelá-la, deve-se apenas esperar para ver se a operação será estornada.

E, esta mesma situação aplica-se à TEF, em que, após a operação ser concluída para compensação imediata, não é permitido cancelá-la.

No caso do DOC, o cancelamento é mais fácil de ser realizado, visto que esta operação pode ser compensada em até dois dias úteis. Então, comumente, para cancelá-la, mesmo se ela não tiver  sido agendada, basta ir até uma agência até o fim do expediente no mesmo dia.

Logo, mesmo que não seja possível consertar os dados de uma transferência bancária, após esta ter sido concluída, pode-se cancelá-la e realizar uma nova, com as informações corretas. Por isto, realize esta segunda operação com muita atenção, inserindo as informações corretas nos campos requisitados.

Mais sobre as transferências

A TED (Transferência Eletrônica Disponível) é um método de transferência utilizado para enviar dinheiro entre contas de bancos diferentes. Esta operação não possui limite máximo de envio, podendo transferir valores altos e baixos.

Ainda, a TED é indicada para pessoas que desejam enviar dinheiro na hora, para que o valor caia quase que imediatamente na conta do destinatário. Isso porque o DOC, outra opção de transferência, pode demorar até dois dias úteis para ser compensado, tornando-se uma opção inviável para pessoas que desejam transferir dinheiro rapidamente.

O DOC (Documento de Origem de Crédito), possui limite máximo de envio de R$ 4.999,99 e, como mencionado, pode demorar até dois dias úteis para ser compensado. As DOCs realizadas até às 21 horas e 59 minutos, comumente, são concluídas no próximo dia útil. Porém, caso a operação seja feita depois deste horário, ela somente será efetivada no segunda dia útil que se seguir.


RSS por email

Deixe sua opinião “DOC ou TED Errado- Tem Como Consertar?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.