Quais os Horários para Fazer um TED e DOC?

Realizar transferências, como TED e DOC, é algo recorrente na vida de todo indivíduo que utiliza os aplicativos bancários de forma regular. A tecnologia facilitou que sejam feitas operações rapidamente, sem que seja necessário a ida dos clientes aos bancos. Porém, mesmo estes aplicativos ainda apresentam algumas restrições que são comuns a todas as transferências bancárias. E, a principal  restrição é a de horário. Tanto o TED quanto o DOC apresentam limites de horários nos dias úteis para que sejam efetivados.

Caso você realize as transferências fora dos horários determinados, a operação só será efetivada no próximo dia útil, ou em até dois dias úteis. Isso pode apresentar problemas, caso você precise que o dinheiro chegue rápido ao beneficiário. Por isso, preste bem atenção a estes horários. Comumente, a TED é efetivado quase que imediatamente caso seja realizado entre 7 horas e 17 horas. Já o DOC, caso for realizado até às 21:59 horas, será efetivado no próximo dia útil. Abaixo iremos falar mais sobre estes horários e transferências.

Horários de transferências

Existem três tipos de transferências, o DOC, TEV e TED. A TEV é realizado entre contas do mesmo banco, e por isso caem imediatamente, independentemente do horário. Porém, as outras duas transferências possuem horários próprios para serem feitas. E, como dissemos, devemos prestar muita atenção a estes horários, para que você envie o dinheiro da forma mais rápida possível.

A TED, ou Transferência Eletrônica Disponível, é uma operação que possibilita o trâmite financeiro entre contas de diferentes instituições. Ela é efetivada, caso dentro do horário, em até 60 minutos. Porém, este prazo pode ser maior caso o valor enviado seja alto e o banco desconfie da veracidade da operação.

Saiba quais os horários limites das transferências

Para que as transferências sejam efetivadas no mesmo dia útil é recomendado que sejam feitas durante o dia.

A TED não possui valor máximo de envio, e nem um valor mínimo. Para que esta transferência seja efetivada no mesmo dia útil, ela deve ser feita entre as 7 e 17 horas. Caso passe deste horário, o banco lhe indicará que seja feito um DOC, agendado para o próximo dia útil.

Já o Documento de Origem de Crédito, ou DOC, possui o valor de envio máximo de R$4.999,99. E, além de ter este limite de dinheiro, há também o limite de horário. Um DOC feito até às 21:59 horas será efetivado no próximo dia útil. Caso passe deste horário, o dinheiro só será creditado na conta no segundo dia útil. Ou seja, neste caso, é muito importante que esteja atento ao horário, pois pode demorar até dois dias para que a outra conta receba a quantia enviada.

Este limite de horários para que sejam feitas as transferências pode ocasionar problemas, como atraso em pagamento de aluguéis, dentre outras questões. Assim, podem ser cobrados até mesmo juros.

Como realizar as transferências?

Como dissemos, hoje em dia, o modo mais fácil de se fazer uma transferência é utilizando os aplicativos bancários. Eles são fáceis, rápidos de serem utilizados e podem ser instalados em quaisquer smartphones. Em menos de dois minutos você envia a quantia que desejar para outra conta, paga boletos, etc.

No site do seu banco você poderá encontrar um link para baixar o aplicativo da instituição. Instalado o aplicativo, será necessário que valide o dispositivo para que este esteja autorizado a realizar transações. Comumente, os bancos pedem que o cliente vá até um caixa eletrônico e valide o dispositivo por meio de um QR Code ou código enviado por SMS.

Depois, basta registrar a sua senha eletrônica. Procure pela opção de “Transferência”. Insira os dados da conta e também do titular desta. Depois, insira o valor do trâmite e selecione se a conta é corrente ou poupança. Após isso, clique na confirmação da operação.

As transferências também podem ser feitas nos caixas eletrônicos dos bancos. Basicamente, o processo é o mesmo. Porém, é feito na máquina.


RSS por email

Deixe sua opinião “Quais os Horários para Fazer um TED e DOC?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.