O Que é IBAN? Como Descobrir o IBAN de sua Conta?

Para enviar dinheiro ou receber do exterior é necessário informar os códigos dos bancos. Na verdade, é uma sequência de números e letras que podem ser reconhecidas internacionalmente. Este código, criado pelo Comitê Europeu de Padrões Bancários, pode ser obtido em sites que calculam estes códigos com bases em informações fornecidas.

O código é chamado de IBAN, e é único para cada banco. Ele possui, no máximo, 34 caracteres alfanuméricos, entre letras e números. O IBAN possui uma configuração própria, que deve sempre ser seguida para que a identificação da instituição bancária seja bem sucedida. Os dois primeiros caracteres são referentes ao código do país. Ele pode ser encontrado no contrato de abertura da conta ou no internet banking. Abaixo, iremos falar mais sobre este código, confira.

O que é o código IBAN?

O código IBAN (International Bank Account Number) é um número único de identificação internacional de contas. Tem o intuito de reduzir erros dentro do processo de transferências internacionais, sendo um código alfanumérico único para cada conta no exterior. Como cada país tem uma política específica para identificar as contas bancárias, o IBAN serve para unificar este processo.

Como mencionado, o IBAN é um código que pode ter até 34 caracteres. Porém, no Brasil, o IBAN possui apenas 29, mas isso varia de acordo com o país. Abaixo iremos falar mais sobre o código, e mostrar como ele deve ser interpretado.

BR 38 60701190 01170 0000147266 C 1

2 primeiros caracteres: São as duas primeiras letras, representando o código do país. No caso do Brasil, é BR.

2 primeiros números: dígitos de verificação (utilizados pelo banco emissor da ordem para chegar a validade dos dados da conta destino). É semelhante a um código de segurança. Neste caso, 38.

8 próximos números: Código identificador do banco no BACEN. É ele 60701190.

4 números seguintes: Agência bancária.

11 números seguintes: Número da conta bancária.

Saiba como calcular o código IBAN online.

Acesse o site IBAN para calcular o seu código online.

A letra após o número da conta indica se a conta é corrente ou poupança. O número que vem a seguir explicita quantos titulares a conta possui. Neste exemplo mostrado acima, é um conta-corrente com um titular apenas.

Onde encontrar o IBAN?

Como mencionado, o IBAN é um código individual para cada conta bancária, e também cada banco. Ou seja, o IBAN de um cliente do Itaú não será igual ao IBAN de um correntista do Bradesco. Para obter o seu IBAN, procure-o no contrato de abertura de conta. Comumente, esta informação estará disponível lá para facilitar as transações do cliente.

Ademais, entrando também na área do Internet Banking do banco, você pode encontrar o IBAN na parte de Transações Internacionais. Porém, caso você não ache o seu código nestes locais, pode-se calcular e validar o IBAN no próprio site.

No site do IBAN, basta clicar em “Calcular IBAN” na barra de ferramentas superior. Insira o país, código bancário, código da agência, número da conta e verifique os dígitos. É muito fácil e rápido.

O IBAN sempre será utilizado em transferências bancárias internacionais. E, é tanto importante que você tenha o IBAN para realizar as transferências quanto para informar pessoas que desejam lhe transferir dinheiro.

Qual a diferença entre IBAN e Swift? 

A sigla Swift se refere ao Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication. Assim, significa uma associação internacional de bancos, que possui uma rede de comunicação de dados para a transferência eletrônica de fundos, com garantia de segurança. O código Swift também pode ser chamado de BIC, Bank International Code.

Enquanto o IBAN é um código único para cada conta bancária, o BIC é um código apenas referente ao banco. Este código pode ser consultado diretamente no site do Swift, utilizando a ferramenta “BIC Search”. O BIC é composto de 8 a 11 caracteres sendo eles:

4 primeiras letras: código do Banco (apenas letras)

2 próximas letras: código do País (apenas letras)

2 caracteres seguintes: código do Estado Sede (alfanumérico)

3 caracteres finais: código da Cidade, opcional (alfanumérico)


RSS por email

Deixe sua opinião “O Que é IBAN? Como Descobrir o IBAN de sua Conta?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.